Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sejam solidários

O drama humano que se vive no Haiti desde o passado dia 12 de Janeiro continua a emocionar e a mobilizar todo o planeta.
A capital Port-au Prince está em ruínas. A verdade é que, mesmo antes do sismo, o país já era um dos mais pobres e violentos do mundo, pelo que a catástrofe natural só veio agravar mais ainda a situação.

A ONU estima que mais de 75 mil pessoas já devem ter sido sepultadas em valas comuns.

Diariamente continuam a entrar nas nossas casas através dos diversos canais televisivos imagens de morte, destruição, sofrimento, além de histórias de esperança, verdadeiros milagres que nos mostram vidas salvas quando já nada o fazia prever. Ainda ontem um homem foi salvo dos escombros depois de 12 dias, aparentando estar bem. Não é previsível que muitas mais situações como esta se repitam, mas como diz o ditado, enquanto há vida há esperança.

Por certo todos nós já nos emocionamos ao ser confrontados com a actual realidade de miúdos e graúdos a quem tudo foi roubado, a família, os amigos, a casa, os bens materiais.

O país está mergulhado num verdadeiro caos. Dezenas de milhares de pessoas perderam a vida e os que ficaram, muitos deles sem família, vêm-se na eminência de voltar à estaca zero e recomeçar a viver.

As ajudas humanitárias chegam de toda a parte. Falta tudo. Falta a água potável, falta a comida. Mata-se e morre-se pelo mais básico, pelo mais elementar.

Nós por cá, à distância de milhares de quilómetros e no conforto das nossas casas, onde felizmente temos bastante mais do que necessitamos, temos a obrigação de ajudar e contribuir para atenuar o sofrimento destas gentes.

São várias as formas, várias as contas abertas para o efeito em diversos bancos, bem como outras iniciativas a que devemos aderir. Com pouco podemos fazer muito. Recordo-me de uma reportagem que passou ontem no noticiário. Uma menina portuguesa ofereceu uma boneca de trapo a uma menina do Haiti e por insignificante que possa parecer, conseguiu desta forma arrancar um sorriso a uma criança ferida, a receber tratamento médico e cuja família, possivelmente, pode estar dispersa depois da catástrofe.

Logo mais no Estádio da Luz, várias estrelas do futebol entram em campo para lutar contra a pobreza. O jogo vai opor o Benfica All Stars aos amigos de Zidane e Ronaldo, será transmitido pela SIC pelas 19h45 e as receitas reverterão a favor das vítimas do sismo que assolou o Haiti.

A UEFA apoia e em campo vão estar Akwá (Angola), Kaká, Marcelo e Luciano da Silva (Brasil), Pavel Nedvěd (República Checa), Michael Laudrup (Dinamarca), Alfredo Esteves (Timor Leste), Graeme Le Saux (Inglaterra), Zinédine Zidane, Fabien Barthez e Christophe Dugarry (França), Jean Sony e Joseph Peterson (Haiti), Baichung Bhutia (Índia), Edgar Davids e Phillip Cocu (Holanda), Luís Figo, Fernando Couto e Pauleta (Portugal), Gheorghe Hagi e Gheorghe Popescu (Roménia), Lucas Radebe (África do Sul) e Fernando Hierro (Espanha).

Mesmo que não compareçam ao jogo, existe uma conta associada que receberá os donativos dos mais generosos. Sejam solidários. Contribuam.
Hoje por eles, amanhã por nós.

São Mais Dualidades!!!
NP