Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mário Lino, volta que estás perdoado!

Esta semana senti saudades do Mário Lino, o anterior Ministro das Obras Públicas.
Lá tinha os seus defeitos mas no fundo era um tipo porreiro e bastante brincalhão. De vez em quando lá bebia o seu copito a mais, desatava a contar piadas e mostrava todo o seu sentido de humor.
-"Sr. Ministro, onde vai ser o novo aeroporto?"
-"Ainda não sei, mas na margem sul, jamais!"
Pumba! Aeroporto em Alcochete! Galhofa total.

-"Sr. Ministro, quando é que temos a CRIL finalmente concluída?"
-"Em Setembro de 2009 fica todinha!"
Estamos em Janeiro de 2010 e contínuo a apanhar filas diárias na Segunda Circular e nem sinal da CRIL. Cada dia que fico parado na Segunda Circular lembro-me desta piada e dou por mim a rir sozinho no carro.

Por tudo isto fiquei triste quando soube que o Mário Lino não ia transitar para este novo Governo. Senti pena pela sua saída e senti pena por José Sócrates e pela tarefa árdua que teria em tentar arranjar um outro Ministro à altura. Fiquei com bastantes dúvidas se ele conseguiria arranjar um substituto à altura de Mário Lino.
Passados estes meses do novo Governo, José Sócrates voltou a surpreender-me. O novo Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, consegue ser melhor que Mário Lino. Estou rendido.

Na passada Quinta-feira, dia 14 de Janeiro, andávamos nós elvenses a festejar o nosso feriado Municipal (alguns de nós virtualmente, claro) e António Mendonça proferia umas declarações fantásticas a propósito do TGV (e aparentemente estava sóbrio).
Segundo ele, quando o TGV estiver terminado irá beneficiar "bastante" o turismo em Portugal e (tcham, tcham, tcham, tcham...) Lisboa pode vir a "transformar-se na praia de Madrid". Epá, genial! E aparentemente estava sóbrio, repito!

Quem mora aqui pelos lados de Lisboa e costuma frequentar os transportes públicos sabe que, chegado o Verão, há muitas pessoas da margem norte que diariamente se metem nos comboios da CP e lá vão elas atravessar o rio em direcção às praias da Costa da Caparica.
Já estou a imaginar as famílias da classe média-alta de Madrid (sim, porque serão essas que terão dinheiro para usar o TGV em longas distâncias), de chinelo, calção, com a toalha e o guarda-sol ao ombro, o farnel e os putos pela mão, a encherem as carruagens do TGV a caminho da Costa da Caparica.
Logo aqui consigo detectar um grande problema para qualquer português que venha no TGV depois de ter ido a Madrid comprar caramelos. A chinfrineira que deve ser viajar num comboio cheio de espanhóis a caminho da praia. Aquelas canas rachadas em uníssono não são faceis...

Nas mesmas declarações que o nosso Ministro fez, referiu-se também a um estudo que encomendou e que estima que a introdução do TGV permita que em 2030 haja mais de 13 milhões de espanhóis a visitar Portugal.
A primeira observação que este estudo me merece é para dizer que se tivessem falado comigo eu fazia um estudo desses por metade do preço e estimava que o TGV trazia 20 milhões de turistas espanhóis a Portugal. E uns 5 milhões de franceses, também. Ucranianos não vale a pena estimar porque esses não precisam de TGV para vir para cá.
Se há coisas fáceis de fazer são estudos a 20 anos. Por mais disparates que se estimem e por maior que seja o erro, quando chegar a altura já ninguém se lembra do que dissemos.
Parece a Conferência do Ambiente de Copenhaga. Todos os países se comprometeram em reduzir grandemente as emissões de poluição até 2050!!! Será que daqui a 40 anos ainda cá vai estar alguém a pedir explicações?!

A segunda observação ao estudo é de um carácter mais matemático. De alguém quem gosta de números e contas.
Estimam eles que em 2030, graças ao TGV, 13 milhões de espanhóis visitarão Portugal. Depois de uma rápida pesquisa no Google, descobre-se que Espanha tem uma população de cerca 45 milhões de habitantes.
Ora bem, admitindo que todos os espanhóis sabem o que é um TGV, que todos os espanhóis querem andar de TGV, que todos os espanhóis têm dinheiro para andar de TGV e que todos os espanhóis têm uma estação de TGV à porta de casa (convém não esquecer isto. Acho que alguém anda enganado e pensa que todos os espanhóis moram em Madrid e arredores...), a partir dessa conclusão do estudo, podemos nós concluir que, em 2030 e em média, 1 em cada 3 espanhóis vai vir a Portugal de TGV. Humm... pois... claro que sim...
Estão a ver o problema que isso vai trazer, não é?! Vai ser impossível achar espaço para estender a toalha nas praias da Costa da Caparica.

Agora em jeito de conclusão. Já aqui escrevi, mais de uma vez, que acho que o TGV não vai ser a solução de nenhum problema do país. Antes pelo contrário. Acho que é uma despesa que o país não pode suportar neste momento e vai deixar-nos uma factura muito grande para pagar.
Ainda assim, encaro isto como uma opinião pessoal e aceito perfeitamente que outros tenham uma opinião contrária e a defendam. Inclusive o Governo.
O que me custa é ver que acham que as pessoas são parvas e, na tentativa de as convencer que o TGV é o fim de todos os nossos problemas, se usem argumentos e justificações totalmente descabidas e sem qualquer nexo, com o intuito de nos iludir.
O TGV é o fim dos nossos problemas?! Eu (T)ambém (G)ostava de (V)er.

Notícia

Boa semana.

JP

3 comentários:

dualidades np disse...

Das intenções às concretizações vai um passo de gigante. Ver para crer...

Anónimo disse...

Ver pa crer...
Ainda hoje de manhã em conversa, dizia-me 1 amigo meu e com muita razão que isto está feito para encher os bolsos de meia duzia e acho que está COBERTO de razão.
Embora ache que o TGV vai facilitar algumas coisas, mas tb concordo que não vai ser a salvação da pátria, e mensurando custos Vs beneficios, não sei se não seria melhor ficarmos sugaditos...

Enfim, "a historia e o mexilhão o julgará!"

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

Todos farinha do mesmo saco.