Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Neve em Elvas

A apatia e normalidade da manhã de domingo viram-se agitadas com uma tímida queda de alguns flocos de neve.

À primeira vista pensou-se que não passaria de uma graça, tal como acontecera em anos anteriores, mas à medida que a manhã avançava e chegava à hora do almoço, a neve continuava a cair e cada vez com maior intensidade.

Se inicialmente os flocos de neve se derretiam ao cair no chão, a pouco e pouco, o manto branco foi cobrindo carros, ruas, casas e monumentos, fazendo-nos recordar um nevão similar que, se a memória não me falha, caiu há vinte anos num sábado de manhã. Nessa altura como ontem, Elvas ficou coberta por um manto branco que lhe conferiu uma beleza diferente, mas igualmente encantadora.

O inóspito da situação alarmou os elvenses, ao ponto de, no noticiário da 1h a RFM fazer referência aos nevões que caíam um pouco por todo o país, particularmente em locais onde a frequência não é muito, como em...Elvas.

A cafezada de família marcada para depois do almoço fez-se na mesma, debaixo de neve, e a primalhada tirou fotografias, riu e ainda se fez uma batalha de bolas de neve que a Carla despoletou ( os mais velhos são os piores ), a France registou fotograficamente e os mais pequenos adoraram, entrando rapidamente na brincadeira e pensando: "isto da neve põe os adultos loucos!".

Tentei tirar algumas fotos, principalmente da parte baixa da cidade já que não subi ao centro histórico receando que o gelo dificultasse o trajecto. Fiquei com pena de não ver a Praça da República e as principais artérias do burgo, mas deliciei-me com o Aqueduto da Amoreira vestido de branco, a Praça D.Sancho, sendo que nem o pobre Rei conseguiu fugir a uma coloração mais esbranquiçada.

A RTP passou por Elvas, rapidamente no Facebook começaram a cair registos fotográficos e a SIC e a TVI lançaram o desafio aos espectadores para que enviassem as suas fotos. Também dei o meu contributo... Não viram? Convido-vos a espreitar então o slideshow que vem já a seguir.


São Dualidades!!!
NP

7 comentários:

JPS disse...

Bem me parecia que o Nuno Pez que enviou fotos para a SIC eras tu :)))

dualidades np disse...

Amigo João Paulo, eu enviei alguma mas ñ passaram no noticiário...essa que viste ñ era minha! :-D

Anónimo disse...

Realmente és um bom fotografo!!!!! :)
JCJ

Anónimo disse...

Amizade!!!!
Bela reportagem foftográfica!
És um artista!!!!

Só te falta 1 - o jardim visto da minha casa estava LINDO!!!!!!!!!
Tirei fotos, depois dou-te ;)

Foi sem dúvida um belo espectaculo. E como dizes, hà para lá de 20 anos k não nevava assim.
Era eu uma jovem inconcienti.. lembro-me perfeitamente!
Ao contrário dessa vez, so meti o nariz fora de casa. A minha carcacinha é que se fartou de curtir. Mas com o pai, porque eu braseirei o dia todo!!!!
hehehehe

Jinhos,
MS

Dualidades JP disse...

Há muito tempo que não via a minha terrinha assim. Muito giro. ;o)

Mimi disse...

Ora aí estava um bom fim de semana para ir visitar a sogra :o)))

beijinhos,

RM disse...

É verdade amigo... que visão tão bela e... clara da cidade!
Ainda fiz um convite para tentarmos ir à "pista de S. Francisco" ou então descer o Viaduto de squi, mas a resposta tardou! Escusava de mais tarde me deslocar a uma estância!
Bjos.