Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Jogo de Espelhos" em Elvas

É já no próximo sábado dia 23 que o Museu de Arte Contemporânea de Elvas vai inaugurar nova exposição denominada "Jogo de Espelhos".

A presidir a cerimónia estarão no museu elvense a Ministra da Cultura, Dra. Gabriela Canavilhas e o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Summavielle. Com esta visita ascendem a três o número de Ministros da Cultura que já prestigiaram o espaço em menos de dois anos de existência.

O director do museu, João Pinharanda, propõe uma nova montagem da Colecção António Cachola com peças inéditas, na que é a sexta exposição deste espaço, onde surgirá à luz o novo conjunto escultórico e monumental de ferro, vidro e espelhos instalado por José Pedro Croft numa das alas superiores.

Será também dado destaque as características da colecção : "aberta a várias tendências contemporâneas, aos seus efeitos de reflexo e reenvio, de multiplicação e fragmentação", conforme descrito no site do município elvense.

Esta sexta colecção será composta por duas etapas, em Janeiro e Julho, "onde serão mostradas obras de autores como Pedro Cabrita Reis, Fernanda Fragateiro, Rui Sanches, Nuno Silva, Filipa César, Alexandre Farto, Inês Botelho, João Jacinto, Edgar Martins, Maria Lusitano, João Onofre, Luís Palma, Mauro Cerqueira, Noé Sendas, Isabel Simões, Fátima Mendonça, Daniel Barroca, Pedro Portugal, Ricardo Leandro e César Engstrom, João Louro, João Paulo Feliciano, entre outros.

Também é apresentada, pela primeira vez em Elvas, a obra "Valquíria Excesso" da artista Joana Vasconcelos.

A CAC, através do depósito efectuado neste Museu de gestão municipal, tornou-se, desde 2007, na colecção particular de arte portuguesa que de modo mais coerente e relevante se empenhou no cumprimento de uma missão de serviço público de educação cultural e artística a partir de uma periferia territorial e de uma fronteira política e linguística. Esse objectivo acrescenta valor ao esforço empreendido pelo coleccionador, pela Câmara Municipal de Elvas e pela equipa do Museu.

Em cada exposição, o MACE pretendeu sempre valorizar a colecção no contexto da realidade artística nacional e internacional e também servir a comunidade local ligando a Arte Contemporânea à realidade da região, à cidade militar e às memórias históricas do edifício onde se apresenta (o antigo Hospital da Misericórdia). Nesse sentido, a intervenção do serviço educativo do MACE nas diferentes camadas etárias e sociais locais e externas, as edições de catálogos próprios, a realização de conferências e a disponibilidade de uma livraria especializada têm-se revelado instrumentos essenciais.

Com esta exposição, simbolicamente no início do ano de 2010, o MACE inaugura uma etapa que se pretende ser de expansão interna, de enriquecimento do diálogo com os públicos e de diálogo com outras colecções e instituições museológicas, com vista a instaurar um clima de verdadeira oferta da Colecção à Res Publica."

Até Julho poderão visitar esta mostra no MACE em Elvas. No sábado passo pela apresentação e logo vos digo o que me pareceu, apesar dos meus conhecimentos em arte contemporânea não serem muitos...

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Ze de Mello disse...

LÁ NOS ENCONTRAREMOS ENTAO!

Anónimo disse...

A ver se é desta que lá vou...

Jinhos,
MS

Dualidades JP disse...

Exposição para ver.