Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Alqueva na cota máxima, barragem do Caia a 40%

Insatisfeito como só o ser humano sabe ser, queixávamo-nos da falta de chuva, aventávamos a hipótese de 2010 ser um ano de seca, com todas as dificuldades e contrariedades que o facto representa.

No entanto, a meteorologia alterou-se substancialmente e depois de um Outono seco, o Inverno trouxe-nos a tão desejada chuva e mais recentemente até neve.

A verdade é que, a pluviosidade das últimas semanas já trouxe benefícios evidentes. No caso concreto da Barragem do Caia, responsável pelo abastecimento dos concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, o nível das águas aumentou quase 20 milhões de metros cúbicos, elevando para os 40% o nível de armazenamento da mesma.

Desta forma parece garantido o abastecimento para 2010, bem como a campanha de rega no referido espaço de tempo.

A capacidade máxima da albufeira é de 185 milhões de metros cúbicos, pelo que a chuva dos últimos dias continua a ser bem-vinda.

Relativamente ao Alqueva, e pela primeira vez desde que as comportas foram fechadas há oito anos, a albufeira atingiu a sua cota máxima, apesar de apenas se prever que tal facto demora-se décadas a acontecer. Assim sendo, o caudal acumulado permitirá suprir todas as necessidades durante, pelo menos, três anos consecutivos de seca.

O enchimento pleno da barragem, considerado como histórico, vai permitir criar uma “reserva estratégica de água” para resolver a escassez na agricultura ou no abastecimento público.

Como tal, e em virtude das condições meteorológicas que se têm mantido, foi decidido pela empresa gestora ( a EDIA ) abrir as comportas e realizar algumas descargas controladas, de forma a libertar algum caudal, num total de mil metros cúbicos por segundo.

Neste momento o Alqueva é já o maior lago artificial da Europa com uma área inundável de 250 quilómetros quadrados e cerca de 1.100 quilómetros de margens.

As três maiores barregens portuguesas estão também próximas da sua capacidade máxima, ou seja, a Barragem do Fratel, de Castelo de Bode e Cabril.

São Mais Dualidades…à chuva!!!
Bom fim-de-semana!!!
NP

3 comentários:

portasdolivenza disse...

O empreendimento do alqueva foi a principal obra com visão de futuro executada nos ultimos tempos,é uma fonte de riqueza se bem aproveitada,tanto para a agricultura como para a produção de energia como tb na área do turismo,são investimentos destes que criam riqueza,postos de trabalho antes,durante e depois da obra que o país necessita,o concelho de elvas devia tirar partido do maior lago da europa,estão esquecidos os responsáveis?

Elvascidade disse...

Não há fome que não dê em fartura. :)

Dualidades JP disse...

Por mim este ano já chega de chuva! Queria um solzinho! :)