Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

E os espectadores o ventou levou...

O cinema já não é o que era. Já lá vão os tempos em que o cinema atraia multidões dos 8 aos 80.
Eu próprio já não sou o que era. Antes um grande fã e frequentador de cinema, agora apenas continuo fã porque frequentador já não sou muito.
Ao que parece, esta estará a ser uma tendência geral de muitos portugueses, o que contraria um pouco a tendência do aumento do número de salas de cinema.

Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), nos últimos três anos, as salas de cinema portuguesas perderam mais de meio milhão de espectadores, mas em contrapartida as receitas de bilheteira até aumentaram.
O ICA revelou dados estatísticos relacionados com as assistências da 7ª arte em Portugal, no ano de 2009. Segundo o Instituto, no ano passado, cerca de 15,6 milhões de espectadores foram ao cinema.
Esta é a terceira diminuição consecutiva de idas ao cinema desde o ano de 2006, ano em que se contabilizaram 16,4 milhões de espectadores no cinema.
Fazendo as contas, constatamos que comparando os anos de 2006 com 2009, foram vendidos menos 800 mil bilhetes de cinema.

O mais estranho, ou não, é que voltando a comprar estes dois anos, 2006 e 2009, mas desta vez em termos de receitas de bilheteira, a receita bruta aumentou 5,3 milhões de euros.
Ora, se os espectadores diminuíram mas a receita aumentou, a conclusão apenas pode ser uma e é a de que o preço dos bilhetes tem aumentado significativamente.

Parece então que o cinema não foge à maioria das tendências e que mostram que os portugueses andam a cortar nas despesas e que as empresas aumentam o preço dos bens ou serviços.

Retiradas do estudo realizado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, deixo aqui algumas curiosidades relacionadas com o cinema em Portugal (apenas uma nota minha: não podia estar mais de acordo com a 1ª curiosidade :o) ):

- "O filme de animação "A idade do gelo 3", de Carlos Saldanha e Michael Thurmeier, foi o filme mais visto de todos os que estrearam comercialmente em 2009 nos cinemas portugueses, totalizando 667.551 espectadores e 3,7 milhões de euros de receitas";

- "Em segundo lugar surge "2012", de Roland Emmerich, com 527.580 espectadores e em terceiro "Lua Nova", da saga de vampiros "Twilight", com 508.921 espectadores";

- "Segundo o estudo, os portugueses gostam sobretudo de ver filmes estrangeiros. A audiência do conjunto dos três filmes nacionais mais vistos de 2009 (238.452 entradas) fica muito atrás de "Idade do gelo 3"";

- "Entre os filmes portugueses, o que somou mais espectadores em 2009 foi "Uma aventura na casa assombrada", de Carlos Coelho da Silva, com 102.309 espectadores.
Seguiram-se "Second Life", de Alexandre Valente (90.164 espectadores) e "Contrato", primeiro filme realizado por Nicolau Breyner (45.379 espectadores)";

- "A Zon Lusomundo voltou a ser distibuidora com a maior fatia do mercado nacional, com 135 longas-metragens estreadas em 2009 e 36,2 milhões de euros de receita de bilheteira, ainda que tenha sofrido uma descida nos lucros comparando com 2008".

JP

5 comentários:

Elvascidade disse...

Que pena que o cinema no nosso País esteja a “passar de moda”. Muito da culpa é o elevado preço dos bilhetes, sem dúvida.

dualidades np disse...

O que tu gostas da Idade do Gelo...isso deve ter alguma explicação Froidiana :-)
Quanto à redução de idas ao cinema, já pensaram na quantidade de filmes que a malta "saca" da internet...ah pois é! É fácil, é barato...só não dá é milhões :-)

Anónimo disse...

Eu à BUÉ que não vou ao cinema. As ultimas gerações de estrelas, nem as conheço...
Quando saio prefiro programas em que possa conviver, falar, etc..
Mas concordo que há factores que condicionam. O preço dos bilhetes, a pirataria, os lcd e sistemas de son de cinema em casa...

ADORO um bom filme, e acho que a ida ao cinema é gira( encontram-se pessoas, comem-se pipocas, .. É uma pena que esteja a cair em desuso.

Bom fds!

Jinhs,
MS

Anónimo disse...

Adoro cinema e sempre que posso vou ao cinema.

Anónimo disse...

Eu já não vou tanto ao cinema mais por causa da qualidade dos filmes que outra coisa. Muito repetitivos, superficiais, com muita encenação e pouco conteúdo, e por ai.