Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Passou uma década...parte 2

Na terça-feira recordamos em conjunto os principais factos políticos que mudaram o mundo na que foi ( ou continua a ser ) a primeira década do milénio.

Concluímos que as coisas mudaram bastante e que palavras como o terrorismo passaram a figura nos dicionários e principalmente nas nossas vidas.

Mas as alterações não ficaram por aqui. Também mudaram os objectos, surgiu uma parafernália de gadgets que passaram a fazer parte das nossas vidas e que nos leva a pensar, como podemos viver sem eles existirem?

A década deu-nos também novos filmes e muita programação televisiva que alterou os hábitos de consumo, fazendo-nos gostar hoje de coisas que nem imaginávamos quando começou o ano 2000.

Proponho-vos que recordemos o que mudou no panorama televisivo, bem como alguns êxitos de bilheteira...

A verdade é que o actual milénio trouxe-nos uma personagem que caiu no goto a miúdos e graúdos, cujas histórias e façanhas renderam sete livros, muitos milhões à sua autora e a adaptação ao grande ecrã. Refiro-me, claro está a Harry Potter!!!

Além dele, também o universo de Tolkien tomou forma e fascinou o mundo na trilogia de O Senhor dos Anéis. Frodo e os demais personagens fazem hoje parte do nosso imaginário, mostrando-nos um mundo imaginário sem precedentes e que modificou a cinematografia mundial.

E que outros filmes podemos enumerar como tendo marcado a década?

Pela televisão também conhecemos novos programas e novas vedetas. A TVI chegou à liderança das audiências logo no início do milénio com o reality show Big Brother. O voyeurismo cativou os portugueses que quiseram ver como se comportavam 13 desconhecidos fechados numa casa durante 120 dias. Outros formatos se seguiram dentro desta linha, com mais ou menos sucesso, mas a televisão não voltou a ser a mesma.

A ficção nacional também soube impor-se e hoje é rainha nas audiências. Jardins Proibidos fez a diferença, seguiram-se títulos como Olhos de Água, Anjo Selvagem, Ningúem como tu e mais recentemente Ilha dos Amores ou Flor do Mar.

Na comédia, assistimos ao surgir de toda uma nova geração de talentos. Os Gato Fedorento são talvez os mais emblemáticos, mas outros tantos podem somar-se, como Bruno Nogueira, Eduardo Madeira, Manuel Marques, Nuno Markl, etc.

Parece-me que a televisão que se faz neste final de década é bastante diferente da que se fazia há 10 anos atrás. Não concordam? Há algum programa de que se recordem e queiram destacar?

São Dualidades!!!
NP

4 comentários:

Elvascidade disse...

Destaco o programa conta-me como foi, que regressando ao passado deu muita qualidade ao panorama da televisão nacional actual.

Mimi disse...

Eu cá gosto de ver a Anatomia de Grey !!! :o))) E já agora se alguém souber onde é que o Dr. Shepard dá consultas, é favor partilhar ! :o)))

Beijinhos,

P.S: Sugiro uma Parte 3 deste post com livros !!! É mais a minha onda ;o)

Anónimo disse...

Pelo que vejo, és mais adepto da TVI.
Eu sou mais SIC e a actual novela portuguesa tá mt fixe.

Ha alguns anos que não via novelas. Recomecei com os "Ara-bi-bis" e fiquei agarrada...
Agora é esta e logo a seguir a brasileira..
Fazer o k???

De facto quando fazemos retrospectivas deste tipo, o k era à 10 anos, apercebemo-nos das mudanças.
Não é por acaso que nas entravistas de selecção fazem sempre a pergunta projectiva : Como se imagina daqui por 10 anos..
:)

Como achas que vais tar?
Eu imagino-me de algalia e cigarro pendurado ao canto da boca!
hehehehehe
hehehe

Hoje tou com a corda toda... :))))))))))

Jinhos,
MS

Dualidades JP disse...

Eu destaco o Matrix I. Grande filme que revolucionou os efeitos especiais no cinema! :)