Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Oito e Oitenta (#86)

Oito: condecorações ao desbarato

Eu sei que tenho uma pequena fixação e alguma mania da perseguição por Santana Lopes. Confesso que sim.
Mas ainda assim, e fazendo um enorme esforço para me abstrair disso, o que não é fácil, não consigo perceber o que fez ele enquanto Primeiro-Ministro, durante meia dúzia de meses, acabando por ter sido "demitido" do cargo, para que hoje, o Presidente da República o tenha distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. Citando a justificação oficial desta condecoração, ela pretende distinguir "destacados serviços prestados ao país no exercício das funções dos cargos que exprimam a actividade dos órgãos de soberania na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular".
Por favor!!! Digam-me em que parte desta definição é que se encaixa Santana Lopes?! Digam-me porque eu não consigo perceber.
E já agora, digam-me também, o que fez Cavaco Silva reconhecer tão elevados préstimos ao pais quando, na altura em que Santana Lopes exercia essas funções, escreveu um artigo num jornal em que simplesmente o mandou a baixo com tantas criticas que lhe fez...

Parece que estas distinções estão a ficar ao "preço" da uva mijona ou então estamos mesmo a viver uma crise de bons serviços prestados ao país e o melhor que se consegue arranjar é isso.


Oitenta: solidariedade para com o Haiti

Depois da tragédia que assolou o Haiti, que provocou dezenas de milhar de mortos e deixou um rasto de destruição pelo país, é bonito de se ver a onda de solidariedade que se tem criado um pouco por todo mundo.
Um pouco por todo o mundo e um pouco de todos os sectores, privados e públicos, individuais e colectivos, é agradável ver que nestas situações os valores da solidariedade ainda existem.

Com a situação que se vive no país, todos os gestos, movimentos e donativos são poucos, mas se não fossem estes a situação seria bem pior.

Todos estes gestos merecem um grande Oitenta. Por mais pequenos que possam parecer, têm um significado enorme.

Para aqueles de vocês que tiverem alguns euros a mais no bolso, deixo-vos aqui um bom sítio onde os podem usar e bem usar.
Este é apenas um ponto de ajuda. Se não gostarem deste certamente conseguem arranjar outro com a mesma finalidade e utilidade.

Podes ajudar o Haiti aqui.

Portugueses estão a ajudar. Lê aqui.

JP

4 comentários:

Elvascidade disse...

Em relação ao oito, ainda não consegui parar de rir, só mesmo neste País.

No que respeita ao oitenta visitem hoje o cidad’elvas e associem-se

Anónimo disse...

as condecorações são o que são e valem o que valem,em tempos um contabandista exilado á força por ter defrudado centenas de milhões de escudos ao país,também foi condecorado como comendador por ser do ps e mario soares assim decidiu.

JPS disse...

Sim, realmente o que seria de Portugal se houvesse um comendador desses em cada vila do nosso pais...

Anónimo disse...

Tomaramos nós em portugal que houvessem mais comendadores desses.