Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Oito e Oitenta (#77)

Oito: Desemprego em Portugal

Esta semana foram divulgados pelo INE novos dados estatísticos sobre o desemprego em Portugal.
Segundo este Instituto, a taxa de desemprego em Portugal atingiu o número de 9,8%. Transformando esta percentagem números absolutos, estamos a falar em mais de 500 mil pessoas que se encontram sem emprego.
Este número representa um aumento de mais de 100 mil pessoas, em relação à mesma altura do ano passado e também o mais elevado desde o 25 de Abril.

Numa altura em que já há quem fale na saída da tão crise, estes números mostram claramente o outro lado desta crise. O lado social, que afecta muitos portugueses que querem e precisam de trabalhar e não conseguem. Não falo nem me interessam naqueles que simplesmente não querem.

O Governo diz que os resultados, ao nível do emprego, desta saída da crise em que já nos encontramos só se farão sentir em 2010.
Espero que assim seja.


Oitenta: Despedida de Robert Enke

Certamente que a notícia da morte (suicídio) de Robert Enke foi do conhecimento geral.
O jogador vivia afectado por uma depressão, causada há cerca de 2 anos, pela morte de uma filha e desde então não conseguiu recuperar, o que o levou ao desfecho conhecido.

O meu Oitenta de hoje vai para a despedida e para a homenagem que foi feita ao jogador, que conseguiu encher um estádio de futebol inteiro para o último adeus.

Alguns dirão que casos destes há muitos e que nunca são falados. É verdade. Mas este caso e para mim valeu pelo simbolismo. E para mostrar que no futebol também há coisas boas e que ultrapassam os clubes.

JP

Sem comentários: