Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

África do Sul 2010. Nós vamos!

Há por aqui pessoal que não gosta muito do tema mas eu, como apreciador de futebol, não podia deixar de falar. Desculpem-me os(as) anti-futebolices.

Na Quarta-feira, no jogo da segunda mão do Play-off que realizou na Bósnia, Portugal conseguiu o passaporte de acesso para o Mundial de 2010, na África do Sul.
É caso para dizer que teve de se sofrer até à última.

Depois de toda a fase de grupos, em que Portugal alternou alguns bons jogos com outros bastante decepcionantes, com resultados ainda mais decepcionantes, o que originou o alcançar do 2º lugar do seu grupo e a não classificação de forma directa para o Mundial, teve de fazer mais estes dois jogos com a Bósnia.

O grupo de Portugal sempre me pareceu bastante acessível e a não qualificação seria muito mau para a Selecção e para o país.
A verdade é que o nosso grupo não tinha nenhuma daquelas consideradas selecções de topo do futebol europeu, mas ainda assim Portugal conseguiu ir adiando ao máximo o apuramento. Até chegar a um ponto em que deixei mesmo de acreditar que a qualificação era possível. Felizmente enganei-me e lá estamos.

No jogo da primeira mão, na Luz, Portugal não jogou mal mas também não fez uma exibição de encher o olho e pode contar com alguma sorte para atingir a magra vitória por 1-0.
Na segunda mão creio que foi um jogo muito feio, principalmente por culpa daquele batatal a que chamavam de relvado mas Portugal conseguiu ainda assim fazer uma exibição bastante sólida e ter o jogo controlado. Incluindo trazer de lá mais uma vitória, o que me deu particular gozo para calar os cerca de 20 mil bichos que estavam nas bancadas e mais aqueles que estiveram no aeroporto na chegada da Selecção.

Como nestas coisas o que conta sempre é o desfecho final, a Selecção está de parabéns pela qualificação e por mais uma vez estar no lote dos melhores do mundo.
No próximo verão voltamos a vestir os cachecóis e os barretes e a torcer por eles.

Bom fim-de-semana.

JP

Sem comentários: