Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Museu Militar de Elvas

Foi no final da semana passada e no âmbito das cerimónias comemorativas do Dia do Exército que Elvas viu inaugurado mais um espaço museológico.

Desta feita o Museu Militar que ocupa uma parte do extinto Regimento de Infantaria Nº. 8, junto ao antigo Convento de São Domingos.

Depois da perda que constituiu para a economia da cidade o encerramento daquela unidade militar, Elvas vê criadas três dezenas de postos de trabalho que sabem a pouco.

Elvas sempre teve para o reino um papel militar, de defesa das fronteiras nacionais.
Como alguém comparou uma vez, os militares estão para Elvas como os estudantes para Coimbra!!!
A saída dos militares da cidade retirou-lhe uma parte importante da dinâmica que ao longo de séculos tinha sido criada.

A criação deste museu, sendo de louvar por me parecer que dignifica e valoriza a cidade, não substitui nem de perto nem de longe a perda que a cidade teve em 2007.

Parece-me cheio de boas intenções, mas pergunto-me, quantas pessoas virão a Elvas para visitar o espaço e que mais-valia económico-financeira dará à cidade e à região? Pergunto directamente ao pessoal que costuma passar no Dualidades e que não é de Elvas, tencionam deslocar-se até cá para vir visitar o Museu Militar de Elvas?

Se o exército português encerrou o RI8 no âmbito de um projecto interno de reestruturação, vulgo contenção de despesas, pergunto-me se o museu será sustentável e que perspectivas podemos ter para ele. Se já nem a Universidade de Évora é sustentável...

Na quinta-feira passada inaugurou-se com pompa e circunstância o Museu Militar de Elvas que terá como director o Coronel Aragão Varandas.

Pretende-se que o espaço tenha uma componente nacional, pelo que mostrará uma parte do acervo museológico do exército português nas temáticas do serviço de saúde, viaturas ( tácticas e blindadas ) e hipomóveis e arreios.

O museu conta com um total de 640 peças, não estando ainda todas disponíveis para visita. Uma cozinha de campanha do início do século XX, uma mesa de operação de ortopedia e o primeiro carro de combate do país são algumas das peças expostas no Museu Militar de Elvas.

Numa fase posterior pretende-se que o museu inclua dois domínios de estudo e investigação : um Centro de Estudos de Fortificações Militares de Elvas e um Centro de Interpretação sobre a Guerra do Ultramar Português.

Ainda não tive oportunidade de visitar, mas como elvense interessado pela minha terra prometo fazê-lo brevemente.

Faço votos para que o espaço traga dinâmica à cidade, apesar das reservas manifestadas...
Mas não sou "velho do Restelo", dou o benefício da dúvida e aguardo para vêr.

São Dualidades!!!
NP

Sem comentários: