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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Marcas brancas

Imaginem-se num qualquer super ou hipermercado, a fazer as compras da semana ou do mês, dependendo dos hábitos e da gestão caseira de cada um, a olhar para as prateleiras à procura dos produtos que precisam comprar.
Quem é que durante esta, por vezes, dura tarefa ainda nunca passou pela dualidade de ter de decidir entre comprar aquele produto que é insistentemente anunciado na televisão como sendo o melhor que há no mercado e que provoca todo o tipo de fantásticas sensações ou, em alternativa, comprar um produto semelhante mas de uma daquelas vulgarmente chamadas "marcas brancas" ou "linha branca", um produto cuja única marca que o identifica é a marca do supermercado?!...

Nos dias que correm não há super ou hipermercado que não tenha a sua própria marca de produtos e em todos eles a principal ideia que associamos a estes produtos é a de que são mais baratos que os produtos de marca.
Embora todos os diferentes supermercados façam bastante publicidade à relação qualidade/preço destes seus produtos, tentando passar aos consumidores a garantia que podem confiar plenamente nos produtos das duas marcas próprias, ainda há muita gente que desconfia da sua qualidade e tem até algum receio em comprar estas marcas.
Outros também haverá que não abdicam de uma marca reconhecida estampada na embalagem. Um pouco como comprar roupa de marca ou comprar roupa sem um logótipo conhecido estampado.

Por outro lado, há aqueles que se deixaram conquistar por estes produtos de "linha branca" e dada a diferença de preço que normalmente os caracteriza, até procuram sempre uma alternativa deste tipo para aqueles produtos que precisam comprar.

Desde leite a bolachas, de iogurtes a café, passando por sumos, papel higiénico ou detergentes, poucas vão sendo as categorias de produtos que não uma alternativa de "linha branca".
Este fenómeno que já vem de há vários anos e que inicialmente não conquistou muito os portugueses, talvez devido aquele sentimento de desconfiança e tal estar agarrado às marcas, com o passar dos anos tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. A situação de crise que se vive também tem contribuído para que muitas pessoas procurem produtos mais baratos.

Vou terminar o texto dando a minha opinião.
Não me considero um fanático das "marcas brancas" mas não tenho qualquer problema em comprar ou experimentar estes produtos que são apresentados com a marca do supermercado. Muitos dos produtos que incluo no meu cesto de compras são destas marcas.
Se há categorias de produtos em que se nota alguma diferença de qualidade para os mesmos produtos de marcas conhecidas, há muitos outros casos em que não noto qualquer diferença e por isso continuo a comprar.
Acredito que a diferença de preço que os supermercados conseguem apresentar nestes produtos se deve à sua capacidade negocial com os produtores. Pelo facto de comprarem grandes quantidades conseguem melhores preços.

Boa semana.

JP

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