Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A união faz a força

Definitivamente o distrito parece estar a ceder às sucessivas machadadas...

Começa a faltar o ânimo para continuar a lutar uma vez que as contrariedades são sucessivas.

Nas últimas semanas tenho-me deslocado mais vezes a Portalegre e é notório esse sentimento, motivado pelo encerramento de algumas unidades industriais que marcavam a vida económica da capital de distrito.

O Politécnico também já conheceu melhores dias, que é como quem diz, já teve muitos mais alunos e parece definhar tal como os demais espalhados por esta faixa interior do país. Com uma oferta pouco diversificada entre si, a penalização da interioridade e a diminuição de população, estes estabelecimentos de ensino começam a lutar com muitas dificuldades para manterem de pé as pesadas estruturas que foram construindo.

O distrito perde gente, dinâmica e parece cada vez menos apelativo para atrair pessoas e capitais.

Recentemente foi anunciado o encerramento de treze extensões de saúde em várias aldeias, e se centralmente podem parecer inertes ou injustificadas, localmente eram o garante de idosos que agora vão ter que deslocar-se dezenas de quilómetros para acorrerem às muitas consultas de que necessitam naquela idade. É contribuir de forma activa para que sintam mais desalento numa fase da vida que por si só já penaliza.

Também os Hospitais de Elvas e Portalegre vão dando mostras do desinteresse que a região tem junto da classe médica. È frequente ouvir dizer que algumas especialidades estão ameaçadas por não haver médicos dispostos a assegurá-las pela retribuição proposta...

Hoje o dia é de prestigiar os entes queridos que já partiram...mas também de descanso e de reflexão.

Acredito que ainda seja possível dar um murro na mesa e reafirmar o distrito no conjunto nacional, mas para isso será necessária vontade politica e espírito de coesão. Durante séculos, as duas principais cidades viveram de costas voltadas em rixas sem sentido. É altura de enterrar os machados de guerra e lutar em conjunto por um distrito atractivo, dinâmico e vivo.

O potencial turístico e natural é imenso...do que é que estamos à espera?

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Anónimo disse...

O Dia de Fiéis Defuntos é 2 de Novembro.
O 1 de Novembro é Dia de Todos os Santos.
Não confundir, por favor.