Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que o turismo pode fazer por nós

Não tenho dúvidas nenhumas de que uma das peças fundamentais para conseguirmos sair desta crise que se arrasta e promete ainda arrastar pelo país durante bastante tempo é o turismo.
Uma grande ajuda para conseguirmos sair desta situação tem de passar necessariamente pelo turismo e pelo aproveitar das características únicas e belas que o nosso pequeno país tem.
O nosso país tem muita coisa que faz inveja a muitos outros e faz com que tanta gente por esse mundo fora adore visitar-nos.
Temos de ser capazes de rentabilizar tudo aquilo de belo que a natureza e os nossos antepassados nos deixaram e usar essa maravilhosa herança como uma importante alavanca para trazermos riqueza para o nosso país.

Se mais provas fossem necessárias para termos consciência do nosso património turístico natural e histórico, aqui temos mais uma.
Um prestigiado site internacional, o Lonely Planet, dedicado a viagens e turismo, escolheu a cidade berço da nossa nação, a lindíssima cidade de Guimarães, como uma das 10 cidades a visitar durante o ano e 2012.
Depois das cidades de Lisboa e no corrente ano Porto, que já haviam merecido iguais distinções, para o próximo ano, este site distinguiu Guimarães na cena do turismo internacional. A nossa cidade berço figura no lote das 10 cidades recomendadas para o ano de 2012.

"Guimarães surge no 6º posto do top ten das cidades com o carimbo Lonely Planet, ao lado de metrópoles como Londres, Estocolmo, Orlando e Hong Kong.
A cidade é referida como sendo 'impressionantemente bonita' e de 'cortar a respiração' e entre os locais a visitar, destaque para o centro histórico, mansões, palácios e castelo".

Graças a esta distinção, um responsável da Câmara Municipal de Guimarães refere que "nas últimas semanas a cidade tem sido visitada por jornalistas de todo o mundo e que, no próximo ano, espera-se o dobro dos turistas".
Diz ainda que "Guimarães recebe entre 700 a 800 mil visitantes anualmente e o nosso objectivo para 2012 é duplicar este número".
E termina concluindo que "Somos uma cidade média a nível nacional e pequena a nível mundial, mas é com distinções destas que Guimarães poderá cumprir um dos seus principais objectivos e dar escala mundial à área do turismo".

São exemplos destes que nos devem fazer perceber o valor daquilo que temos entre mãos e tudo aquilo que dele podemos retirar se tivermos a capacidade para o aproveitar.
Para terminar, apenas o top 10 das cidades escolhidas pelo Lonely Planet para o ano de 2012:

1. Londres, Reino Unido
2. Muscat, Oman
3. Bengaluru, Índia
4. Cádiz, Espanha
5. Estocolmo, Suécia
6. Guimarães, Portugal
7. Santiago, Chile
8. Hong Kong, China
9. Orlando, Estados Unidos
10. Darwin, Australia

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Se tivesse mais visibilidade, a nossa cidade poderia também ganhar muito com o turismo.