Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Semana gastronómica do Azeite e da Azeitona em Elvas

Numa altura em que a restauração faz contas à vida para enfrentar a redução de clientes motivado pela dureza da realidade económico-financeira do país e o substancial aumento do IVA a entrar em vigor no dia 1 de Janeiro, a Câmara Municipal de Elvas resolveu agitar as hostes e organizar a Semana Gastronómica do Azeite e da Azeitona que está a decorrer em doze restaurantes do concelho desde 12 de Novembro durante oito dias.

Além de procurar dinamizar a restauração do concelho que é indiscutivelmente um dos pilares do nosso turismo, pretende-se também “defender e valorizar os produtos básicos da gastronomia da região, com peso cultural e económico no Concelho”.

E a iniciativa não se fica por aqui. Procurando encaixar-se na sazonalidade dos produtos, está já agendada a Semana do Porco entre 7 e 15 de Janeiro a do Borrego, entre 7 e 17 de Abril, da Ameixa entre 21 e 29 de Julho e a do Bacalhau entre 22 e 30 de Setembro.

Conhecido como o restaurante do Alentejo, o concelho de Elvas recebe em cada fim-de-semana centenas de comensais, na sua maioria oriundos da vizinha Espanha que por certo não vão desperdiçar esta iniciativa para provarem o que de melhor temos por estas paragens.

Para ajudar na divulgação junto do mercado luso, passou ontem uma reportagem no Jornal da Noite da SIC a que os mais atentos devem ter assistido, esperando que, desta forma, se consiga deixar água na boca e levar o cliente a cometer um excesso no controlado orçamento mensal e dar um salto a Elvas para apreciar a sua gastronomia.

A par com o património militar e religioso, a gastronomia é um dos pontos fortes da cidade de Elvas que me parece estar a ser bem alavancado com esta iniciativa que, não sendo nova, parece melhor estruturada.

Sou da opinião que mais medidas deveriam ser tomadas para valorizar o que é nosso. Tal como na gastronomia também devia apoiar-se o artesanato que cada vez mais vai desaparecendo com a renovação geracional. No entanto, e principalmente nas freguesias rurais, poderia constituir um factor de dinamização da economia local e criar postos de trabalho…certamente em maior escala do que construindo piscinas municipais.

Por isso já sabe, quer seja de Elvas, ou não, não perca a oportunidade de, até dia 20 de Novembro provar a riqueza do azeite e das azeitonas na nossa gastronomia.
Pode fazê-lo um pouco por todo o Concelho nos seguintes restaurantes : “A Bolota” (Terrugem), “A Coluna” (Elvas), “A Lareira” (Elvas), “Adega Regional” (Elvas), “Bar Novo” (São Vicente), “Casa Alentejo” (Varche), “Casa del Campo” (Varche), “Lusitânia” (Elvas), “Onofre” (Elvas), “Pompílio” (São Vicente), “Ponto Final” (Vila Boim) e “Taberna do Adro” (Vila Fernando).

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Toda a promoção é pouca para riqueza tão grande.