Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 22 de novembro de 2011

É possivel ganhar dinheiro com o Youtube

O conceito e até mesmo, apetece-me dizer, o vício que muitos de nós já temos de publicar conteúdos da nossa vida privada na internet e nas redes sociais pode ganhar uma nova fase.
Quem é que hoje em dia não tem conta numa (ou em várias) das muitas das redes sociais que já existem e quem é que não a usa para publicar fotos da sua festa de aniversário, do jantar com os colegas de trabalho, das férias fantásticas que passou numa qualquer praia paradisica ou num outro destino cheio de atractivos?!

Já faz parte de nós esta partilha. Está entranhada. Seja num universo mais restrito, apenas entre os “amigos”, ou num âmbito mais geral, para aqueles menos púdicos, para qualquer um que chegue até à nossa página.
Já existem muitos de nós que depois de tirar uma foto o seu primeiro pensamento dirige-se imediatamente para "Tenho de a meter no Facebook".
Com a disseminação dos telemóveis de última garação, que nos permitem estar sempre online, queimaram-se uma série de etapas. Dão-nos a possibilidade de uma só vez tirar a foto e de seguida coloca-la online. Afinal de contas, os nossos amigos aguardam ansiosamente por ver a nossa foto. Temos de a partilhar.

Mas como dizia no início do texto, esta partilha compulsiva da nossa vida pessoal pode ganhar uma nova fasquia.
Falo por mim quando digo que é uma novidade, apesar de já não o ser assim tanto, pelo que pude ler.
Fiquei a saber que o Youtube, tão somente a maior rede social de partilha de vídeos, paga aos utilizadores que partilham videos nas suas páginas.
Como disse, isto já não é assim uma novidade tão recente quanto isso, pois a situação já ocorre há algum tempo, mas eu apenas a descobri agora. E acredito que tal como eu, a grande maioria das pessoas também não saiba disso.
Mas é verdade, o Youtube está a difundir essa situação. Ou seja, quem publicar videos que atraiam muitas visitas pode receber uma parte da publicidade que fica "colada" a esse video.
Desta forma, e pelo que foi referido na peça onde vi a notícia, "já há muitas pessoas a ganhar milhares de euros com simples imagens que mostram ao mundo inteiro".

A receita parece ser simples. As pessoas colocam videos apelativos, que chamem a atenção de muitos, os patrocinadores pagam para ter a sua marca ao lado desses videos, a Youtube factura com isso e dá uma pequena parte aos donos desses videos, que assim são incentivados a colocar ainda mais videos. A receita é simples e parece ser benéfica para todos.
Por isso dizia no início que o factor "dinheiro", introduzido em todo este ciclo de partilha de detalhes das nossas vidas, pode espicaçar a nossa imaginação e levar a que os conteúdos que mostramos aos outros e ao mundo sejam ainda mais e atinjam pormenores ainda mais "pessoais".
Como sabemos, o dinheiro tem a capacidade de puxar por nós.

Para concluir, só dizer que o nosso amigo ao qual o medo era uma cena que não lhe assistia, que conseguiu em poucos dias ter milhões de visualizações, certamente não sabia deste negócio. Caso contrário, e a avaliar pela peça da RTP aqui, teria facturado uns bons cobres à conta da sua aventura radical.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

O mundo transformado numa selva onde os valores materiais se sobrepõem a tudo