Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Elvas perde 4 freguesias!

Depois de há umas semanas me ter pronunciado genericamente sobre o impacto do chamado Documento verde no concelho de Elvas, começam a surgir os primeiros dados concretos que me proponho discutir hoje convosco.

Ao que parece, e de acordo com os critérios definidos para o efeito, são quatro as freguesias elvenses que desaparecerão : Alcáçova; Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso; Barbacena e Vila Fernando.

Dos quinze concelhos do distrito, Elvas será o mais penalizado, no entanto, era também dos que apresentava maior número de freguesias, mais até que a capital de distrito.
Portalegre contava com dez freguesias e também vê caírem duas : Alagoa e São Julião.

A partir da aplicação do referido documento, o concelho de Elvas contará apenas com sete freguesias das quais duas urbanas, Assunção e Caia e São Pedro, e cinco rurais, São Brás e São Lourenço, São Vicente e Ventosa, Santa Eulália, Terrugem e Vila Boim.

Não podemos esquecer que a situação não é nova, uma vez que em alterações administrativas anteriores esta realidade já se verificou.

Senão reparemos nos actuais nomes de algumas das nossas freguesias : Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso. À data, a freguesia que todos conhecemos como una representou a fusão de três paróquias do concelho que se viram aglutinadas, tais como Caia e São Pedro, ou São Vicente e Ventosa. A verdade é que, mais de cem anos depois o concelho existe e os aglomerados populacionais também, com mais ou menos vitalidade.

As actuais alterações serão quase imperceptíveis no núcleo urbano tendo em conta que os serviços das juntas de freguesias são partilhados, apenas desaparecerão os dois presidentes, enquanto tal, bem como o staff que lhes está afecto, o que constituirá alguma poupança nos cofres do Estado.

A questão coloca-se nas freguesias rurais! Sendo dois núcleos populacionais em avançado estado de desertificação, o desaparecimento da junta de freguesia será uma importante machadada no que resta das suas dinâmicas sociais e económicas.

Confesso que ainda não percebi se as duas serão fundidas numa só ou serão integradas noutras freguesias, no entanto, seja qual for o cenário, o futuro de ambas está comprometido, apesar de todo o capital endógeno que ambas possuem e das características próprias que vão do artesanato à gastronomia…

Neste mundo global em que o dinheiro fala mais alto, vamos ficando mais pobres e perdendo a nossa identidade e o precioso legado que nos deixaram os nossos avós…

São Mais Dualidades!!!
NP

P.S. Não se esqueçam de visitar o nosso Dualidades no próximo domingo e trazerem o respectivo presente uma vez que é o nosso quarto aniversário!

1 comentário:

Elvascidade disse...

Cada vez mais descriminados.