Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Centro Interpretativo do Património de Elvas e Museu Militar

Ontem fui conhecer o recentemente inaugurado Centro Interpretativo do Património de Elvas instalado numa pequena parte do antigo Regimento de Infantaria 8 entretanto desactivado.

Em quatro núcleos e com muita inter-actividade pelo meio, o visitante tem toma contacto com a história da cidade de Elvas e como os principais monumentos da mesma. A curiosidade fica aguçada para ver "in loco" o vasto património da cidade, quer militar, religioso ou civil.

De seguida, que é como quem diz, umas portas ao lado, visitei o Museu Militar de Elvas que ocupa umas quantas casernas do referido quartel, que é como quem diz, mais uma pequena parte do imenso espaço que o mesmo ocupa. A visita é extremamente interessante.

Organizada por salas temáticas, cada uma é dedicada a uma área da vida militar e é-nos apresentado um vasto número de objectos, utensílios, armas e munições que nos levam numa viagem no tempo.

Tudo foi pensado ao pormenor. Diante dos nossos olhos encontramos canhões, munições, utensílios de uma cozinha militar realizada muitas vezes em batalha, arreios, selins, selas, instrumentos médicos, farmacêuticos...de tudo um pouco.

Saúdo a direcção do museu e a autarquia pela aposta e pelo trabalho ali realizado, constituindo mais uma importante valência para a valorização do património elvense e sua divulgação.

Sendo passos importantes na construção da candidatura das fortificações de Elvas a Património Mundial através da UNESCO, a cidade tem saído a ganhar com tudo o que tem sido feito. Os estudos realizados para constituição do dossier da dita candidatura tem revelado e divulgado a nossa história e a do nosso património, devolvendo-o aos elvenses. Por exemplo, quantos milhares de soldados passaram pelo quartel elvense e conheceram as suas paredes sem que, pudessem supor que, o muro que assegurava a ronda mais não era que, uma parte da muralha fernandina oculta sob estuque e tintas.

Actualmente, a parede foi limpa e está a descoberto a muralha com mais de seiscentos anos, a escassos metros da actual seiscentista que todos conhecemos. O quartel está encaixado entre as duas cinturas de muralha.

Do quartel tem-se também uma panorâmica privilegiada sobre o casario branco e milenar da cidade, de onde se pode perceber um troço da segunda muralha islâmica no seguimento da torre que se situa perto do Arco de Nossa Senhora da Encarnação.

Aos elvenses recomendo uma visita para que conheçam melhor a vossa terra natal e a divulguem, obrigação que é de todos. Aos visitantes aconselho uma passagem já que será útil no passeio que de seguida poderão realizar.

Como diz o slogan da nova imagem turística da cidade que a autarquia lançou e que me parece extremamente bem conseguida : "Elvas, momentos fortes, monumentos únicos"!

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Sem dúvida que é dos locais a visitar na nossa cidade. Acredito que mais de metade da população Elvense ainda não o visitou. Vamos nós mesmos promover a nossa cidade.