Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O que fazer às poupanças

A propósito do momento em que todos vivemos, em que a palavra que mais se ouve é "crise", este fim-de-semana, enquanto fazia uma ronda pelos sites dos jornais, encontrei um artigo curioso que se encaixa bem nestes tempos. Para aqueles que ainda conseguem ter algumas economias de parte, qual a melhor forma das aplicar.
Um jornalista desse Jornal visitou os balcões dos principais bancos portugueses no papel de "cliente-mistério" para tentar perceber, segundo os vários bancos, qual a melhor forma de investir um bolo de 20 mil euros.

O dito jornalista deslocou-se a agências da Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo, Millennium BCP, BPI e Santander na tentativa de saber quais os melhores produtos financeiros disponíveis para esse montante de 20 mil euros, investidos a médio prazo e com um rsico moderado.
Para cada um dos 5 bancos, as conclusões e recomendações foram as seguintes:

BES
No caso do BES as sugestões de investimento passaram por três produtos diferentes: o depósito 'Nova Conta CR'; uma aplicação em dívida sénior do próprio banco e em acções... do BES. "Os títulos do BES vão subir", sublinhou a funcionária.

Millennium BCP
O funcionário do BCP recomendou ao cliente-mistério a aplicação de uma parte dos 20 mil euros em acções do BCP. "Vale a pena porque as acções do BCP são as mais transaccionadas", garantiu o bancário.

CGD
A CGD sugeriu ao cliente-mistério o investimento em dois produtos com níveis de risco totalmente opostos: um depósito a prazo a três anos e acções da EDP. "As acções bateram no fundo e esta é uma boa altura para investir parte do capital", referiu o bancário.

BPI
Depósitos e um PPR foram as sugestões dadas pelo BPI. "Podemos negociar uma taxa bruta entre os 3% e os 4% ao ano. Mas se subscrever um PPR, com 250 euros, até podemos dar mais qualquer coisa", afirmou o funcionário.

Santander Totta
As recomendações do Santander Totta foram focadas apenas em produtos de poupança com capital garantido. Tendo por isso sugerido o investimento em dois depósitos a prazo do banco.

Olhando para os resultados deste mini-estudo às ofertas do mercado bancário português, na palavra dos seus 5 maiores representantes, conclui-se que de uma forma mais ou menos concensual as principais apostas apontam para os comuns depósitos a prazo e para a compra daquelas acções que teoricamente bateram no fundo.
Obviamente que cada um deles com um grau diferente de risco. Se por um lado os Depósitos a Prazo não apresentam qualquer risco (a não ser que o Banco encerre portas) a compra de acções já obriga a uma melhor capacidade de lidar com o risco. As acções podem mesmo já ter batido no fundo ou, pelo contrário, cavarem ainda mais um bocado o buraco.
Fica ao critério e perfil de cada um.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Aproveitem ... quem pode!