Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"E uma telenovela, não?" - Parte 2

No passado dia 17 de Junho deixei uma pergunta no nosso Dualidades "e uma telenovela, não?". (ver aqui)

Referia-me obviamente à excelente promoção turística que as gravações de uma telenovela da TVI trazem às localidades que lhe servem de palco. Foi assim com Vila Flor, com Coruche, com o Gerês e também o é agora com Sobral de Monte Agraço ou Viseu.

Diariamente mais de um milhão de portugueses visualiza as imagens aéreas de pontos estratégicos que a astuta realização da TVI sabe tão bem captar, revelando pormenores e recantos bastante convidativos para um passeio de fim-de-semana, quer se esteja a poucos ou muitos quilómetros.

Segundo vem referenciado na imprensa, a comparticipação das autarquias tem-se resumido aos custos com alojamento e alimentação das equipas que, uma semana por mês, assentam arraiais para as gravações de exteriores, mantendo-se esta rotina por períodos que podem chegar aos dez meses, dependendo do sucesso da produção.

Durante esse período, facturam os hotéis locais, factura a restauração e o comércio em geral com a presença de dezenas de pessoas, a maioria das coisas bem mediáticas e conhecidas do grande público.

Todos concordamos que a nossa Elvas pela sua monumentalidade ímpar seria o cenário ideal para qualquer enredo que a malta da TVI se lembrasse de engendrar, e por mais repetitiva que fosse a narrativa a cidade sairia a ganhar e a fragilizada economia local também.

Segundo o jornal Noticias de Castelo de Vide foi o que fez esta vila do norte alentejano.

De acordo com a referida publicação, Castelo de Vide será palco das gravações exteriores de uma das novelas que vai entrar em casa dos portugueses em 2012. As negociações parecem estar a ser desenvolvidas pela Câmara Municipal da vila em estreita colaboração com a Turismo do Alentejo ERT.

A trama está a ser escrita pelo conceituado Tozé Martinho e contará no elenco com nomes como Mariana Monteiro, Pedro Górgia, Vera Kolodzig, David Carreira e os consagrados Fernanda Serrano, Nuno Homem de Sá, Miguel Guilherme e Eunice Muñoz.

Dou-me os meus parabéns à Câmara Municipal de Castelo de Vide pelo investimento, certo de que o retorno se traduzirá num incremento de visitantes à que todos chamam "Sintra do Alentejo".

Opções...outros fazem piscinas!

São Mais Dualidades!!!
NP

9 comentários:

Anónimo disse...

A pois, fazem piscinas e julgam-se os maiores por as fazerem.

Mas eles é que são os espertos e os outros são todos parvos.

Isto só passa numa cidade como a nossa onde todos apenas querem mamar (porco das inaugurações, jantar da idade de ouro, viagens etc) enfim é o que temos.

Onde esta a fabrica da cerveja, o call center, e outra promessas ?

O pior de tudo isso é que a oposição em Elvas é fraquissima para não dizer que vale zero, por isso estamos deitados aos ratos e sem escolhas.

Viva as piscinas

Anónimo disse...

Que estratégia infeliz a do nosso burgo....Parabéns à Camara de Castelo de Vide por ter sido visionária e perceber que a divulgação das suas terras é sempre uma mais valia!
Quanto à nossa cidade, que não é a Sintra do alentejo, mas em termos de beleza não se fica atrás, é uma pena vermos que cada vez mais vamos ficando para trás em tudo...
Pode ser que os actores da novela, venham à piscina + proxima do nosso concelho dar umas braçadas !lol
Parabéns,ao NP, pela abordagem!
Bjocas
AP

Anónimo disse...

As novelas acabam e já ninguem se lembra mas as piscinas ficam.

Anónimo disse...

e as despesas de manutenção também e de funcionamento também cá ficam lol

Elvascidade disse...

Grande ideia. Faz-nos falta promocionar o nosso riquíssimo património e que melhor maneira se não essa mesma.

Anónimo disse...

Pensem só nesta ideia, é genial... uma telenovela sobre piscinas e filmada dentro das piscinas!

Anónimo disse...

Melhor ainda, um filme! Quantos de nós não viram já e por várias vezes (por várias entenda-se centenas) filmes em que a totalidade das cenas se passa à volta e dentro de piscinas. E são em geral baratos de fazer, não têm sequer argumento e basta um actor mais umas quantas actrizes e um cameraman. Isso era o género de coisa para dar uma grande visibilidade à cidade, até dava para várias sequelas, imaginem só ver nas salas de cinemas cartazes a anunciar o "Marotas na piscina VIII - O regresso".

Anónimo disse...

"Gostosonas de molho"

Anónimo disse...

Modéstia à parte, falei na hipótese de uma gravação de uma novela aí em
Elvas... há uns dois anos. Assim como num projecto de arquitectura, uma remodelação de um dos edifícios mais emblemáticos, por exemplo pelo Arq. Souto Moura.
Mas são mais importantes piscinas e outros quadrados de ângulo curto, tal como as visões estratégicas buçais de velhos que não tornam a novos e de novas desactualizadas, a começar pelo seu próprio look!!
RM