Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tolerância precisa-se

Até me considero uma pessoa bastante tolerante mas há coisas que tenho muita dificuldade em entender.
Ficámos ontem a saber que o nosso senhor Primeiro-Ministro decidiu dar tolerância de ponto aos funcionários públicos na tarde de hoje, por ser véspera de Sexta-feira Santa. Estas coisas fazem-me muita confusão.
Acho que não é preciso, mais uma vez, estar aqui a pisar e repisar tudo sobre a situação de crise e dificílima que o nosso país atravessa, com mil e um problemas financeiros, falta de dinheiro nos cofres do Estado e de todos.
Em nome desta situação são-nos impostos cada vez mais restrições e mais limitações, obrigam-nos a pagar cada vez mais por tudo e mais alguma coisa, cortam-nos em tudo o que é benefício e, como se tudo isto não bastasse, temos o FMI instalado no nosso país a tentar perceber por onde mais nos podem esmifrar mais alguns euros.

O grande problema do nosso país é gastar mais do que aquilo que produz, ou seja, existe um claro problema de produtividade entre nós e o governo o que faz?! Dá tolerâncias de ponto.
Segundo o Despacho do nosso Primeiro, esta tolerância justifica-se pela “tradição existente no sentido da concessão de tolerância de ponto nos serviços públicos não essenciais na época da Páscoa”.
Que bela forma de aumentar a produtividade. Apetece-me dizer que eu também tinha como tradição não pagar IVA às taxas que pago hoje, poder deduzir no IRS muitas das coisas que hoje já não posso, pagar uma taxa de IRS inferior à que pago hoje e não ver colocada a hipótese de alguém retirar alguma parte do meu vencimento em nome da saúde financeira e da produtividade do país.

Sei perfeitamente que no meio de todo este enorme buraco uma tarde de trabalho dos Funcionários Públicos talvez acabe por ser uma coisa quase irrelevante, mas também me pergunto se estas situações não seriam bons pontos de partida para dar alguns exemplos?!
Se é imperioso aumentar a produtividade do país, será que trabalhar mais uma tarde não poderia ser bom para começar a aumentar essa produtividade?!
Principalmente numa altura em que os senhores do FMI estão por cá e todos falam em negociações difíceis e na necessidade de tentar fazer passar a mensagem de que estamos empenhados em resolver o nosso problema não seria boa ideia começar a dar esses pequenos sinais de que realmente queremos melhorar as coisas?!
E num ano em que à Sexta-feira Santa se junta o 25 de Abril na Segunda-feira seguinte, o que já dá um enorme fim-de-semana de 4 dias, será que não dar a tarde de Quinta-feira parecia assim tão mau?!
Se os portugueses do privado aguentam ter de trabalhar Quinta-feira à tarde, certamente que os portugueses do público também iam aguentar. Mas quando cheira a voto...

O que são 20 milhões para quem vive abastado: aqui.

JP

4 comentários:

Anónimo disse...

Temos os governantes que escolhemos.

Anónimo disse...

as audiência rádio na Zona Sul no 1º trimestre de 2011 são estas:
R.Fóia 1,3
Estação Orbital 1,0
Unirádio 0,9
R.Castrense 0,7
R.Vidigueira 0,6
RCG-R.Clube de Grândola 0,6
R.Elvas 0,5
R.Gilão 0,4
R.Hiper FM 0,3
R.Portalegre 0,3
R.Telefonia do Alentejo 0,3
RDP África 0,3
R. Álamo do Alter 0,2
R.Clube de Monsanto 0,2
R.Despertar-Voz de Estremoz 0,2
R.Restauração 0,2
R.S.Brás FM 0,2
R. Amália 0,1
R.Antena Sul 0,1
R.Clube de Alcoutim 0,1
R.Comercial de Almeirim 0,1
R.Granada FM 0,1
R.Guadiana 0,1
R.Pax 0,1
R.Planície 0,1
R.Santo António 0,1
RC Alentejo 0,1

Elvascidade disse...

E assim vamos todos cantando e rindo!

Anónimo disse...

Estás COBERTO de razão!

Eu soube desta tolerância de ponto hoje de manhã, quando me perguntaram se trabalhava à tarde.
Sem saber do k se passava, disse que sim. E perguntei porque é que não havia de trabalhar? 6ª feira santa, amanhã, é feriado, mas hoje é dia de trabalho.
Acho que é um raciocínio lógico.

E acho k ninguém estava à espera desta tolerância, mas como dizes e bem, convém passar a mão pelo pelo, na medida do possível, porque as eleições estão à porta...
E tou muito expectante, porque corremos sérios riscos de que o Sócrates seja novamente eleito. Porque ele apregoa aos 7 ventos que a culpa é da oposição porque não aprovou o PEC.
Se para pessoas esclarecidas, não cola, para os que o elegeram da última vez, é capaz de colar!!
Aguardemos o evoluir dos acontecimentos.
E ainda digo mais, lembram-se da trilogia: Familia, Fátima e Fado?
Lembram-se de ondem vem?
Será que a realidade é assim tão diferente?
É que quando toca a manipulação os instrumentos são sempre os mesmos.
Somos cada vez mais um país de 3º mundo!
O Brasil`tá a ficar em alta e é uma das 2 potências mundiais. Mas ainda à bem pouco tempo o Brasil só tinha o Futebol e o Carnaval...

Boa Páscoa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jinhos,
MS