Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 19 de abril de 2011

Toca a ir pela CRIL. Mas bem devagarinho

Muitos anos depois, muitos milhões depois e muitos processos em tribunal depois, apetece-me dizer que finalmente temos CRIL. A já famosa Circular Regional Interior de Lisboa foi finalmente inaugurada na sua extensão total.
Aconteceu no Sábado e o nosso Primeiro, com toda a sua comitiva, fez questão de marcar presença. A inauguração formal aconteceu no Sábado mas só no Domingo a nova via abriu ao trânsito.

A nova via que vai servir a área metropolitana de Lisboa ficou finalmente concluída na sua totalidade, permitindo fazer a ligação entre a zona oriente de Lisboa, desde Sacavém, contornar a grande Lisboa até terminar novamente junto ao Tejo, em Algés. No total são mais de 20 quilómetros de via rápida e sem portagens.

Na teoria será uma óptima alternativa para muitos que diariamente fazem os seus percursos diários para o emprego e do emprego para casa.
De entre aqueles que, teoricamente, serão extremamente beneficiados com esta nova via rápida devo estar eu incluído.
Quem sai de manhã de Odivelas e se dirige para Alfragide, a nova CRIL arrisca-se a ser a oitava maravilha do mundo.
Imaginar a possibilidade de evitar a Calçada de Carriche, Eixo Norte-Sul e Segunda Circular em hora de ponta até me faz arrepiar de satisfação.
Mas até aqui entra a parte da teoria. Por alguma experiência própria já aprendi que algumas vezes a prática fica bem longe.
Quando os veículos a circular diariamente são demais, por mais vias que sejam abertas consegue-se sempre criar filas em mais uma.
Ainda assim, neste caso, vou esperar mais uma semana ou duas para tirar conclusões. Porque esta é a primeira semana em que a CRIL está aberta e ainda não se criaram as rotinas diárias e também porque estamos em férias da Páscoa, a sensatez diz-me para esperar algum tempo antes de mandar os foguetes e ir buscar as canas.

Se se mantivesse como aconteceu ontem, seria mesmo uma maravilha. Mas o trânsito foi pouco demais para se esperar que assim se mantenha.
A parte negativa de tudo isto, porque tinha de haver, não fossemos nós portugueses, foi a quantidade de radares de velocidade com que praguejaram o novo trajecto agora aberto.
Se estar limitado a 80 quilómetros por hora na Segunda Circular ainda considero aceitável, aproveitar-se desta nova CRIL, com 3 faixas para cada lado, amplamente largas, separador central e cruzamentos desnivelados e limitar a velocidade a 70 quilómetros por hora, não me parece mais que uma forma extremamente subtil de arranjar financiamento para pagar a obra. Não há portagens mais vai haver multas com fartura. Basta lá passar e ver os flashes a disparar a um ritmo mais elevado que numa festa de casamento.
A maior dificuldade é mesmo conseguir manter o carro na quinta mudança à estonteante velocidade de 70 à hora.
E no sentido Odivelas - Amadora, aquela descida marota, antes de entrar no túnel apinhado de radares, é perfeita para apanhar os patos.

JP

10 comentários:

Anónimo disse...

Acho k tens razão: há que esperar mais um cadito pa ver se o transito se amntem asism ou se complica...
E tb tás coberto de razão: têm que ir buscar € às multas.
O de sempre!!!...

Jinhos,
MS

Paulo disse...

Boas, será que os radares já se encontram a funcionar?

Não haverá tolerâncias?

aos 71Km/h "já foste"?

Tfilmac disse...

Eu posso confirmar os flashes, ia a 80km/h, mas como havia mais uns quantos na mesma situação e pertinho, não sei dizer se fui apanhado. Mas convenhamos 10km/h a mais e disparar o radar é mesmo caça à multa.

Bruno Pereira disse...

Passei lá hoje de manhã, e pimba flash a 85km/h, já vinha de tráz a 90 quando vou a entrar no tunel activo o cruise control para 70 mas a redução foi demasiado lenta.

Anónimo disse...

É incrivel ver uma via daquelas e ver todos os carros a passo de caracol e sempre a travar nas descidas.
só atrapalha o transito tanta lentidão.

G.Cosme disse...

Acabei de passar também e ser mais um dos "flashados"... será que já dá mesmo multa? qual será o valor desta prendinha de páscoa? alguem sabe???

Redbull disse...

Eu foi mais um dos contemplados, já tenho 4 flashs somados lol
O primeiro o ponteiro estava nos ~92km/h, no 2º apontava ~88km/h e no 3 e 4º (espaçados de 3m talvez) ia precisamente a 80km/h no ponteiro! Existem 2 radares em cada sentido, fixados nas placas luminosas de informação!! Se já estiverem ao serviço, já tenho umas boas amêndoas da páscoa para "oferecer" já!!!

Tiago Raposo disse...

Pois, eu fui "flashado" logo no primeiro dia :) ainda não me apareceu nenhuma multa em casa... Há 2 dias passei lá, bem devagar, e como ia com atenção vi um flash a disparar na faixa esquerda sem ninguém a passar... Pode ser que tenhamos sorte e nada de multas em casa. Boa sorte para todos

Fiesta disse...

Ontem fui mais um dos contemplados com os famosos flashs... Ia a 75km/h.... Enfim... ricas amendoas

Unknown disse...

Acho ridiculo a situação a chegamos os politicos mandarem fazer estradas e por o pobre desgraçado a pagar através das multas, só porque ia a 71 ou 72 ou mesmo 80km/h, estão mesmo a pedir para lá ir e partir aquela merda toda... ai estão estão!!!