Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa outra vez!!!

O país real descansa...

Pena que a meteorologia não queira ajudar a que estes quatro dias possam ser passados ao ar livre, conforme as tradições habituais da quadra.

Como já tive oportunidade de partilhar convosco em anos anteriores, este é um dos meus fins-de-semana favoritos porque devolve a Elvas os filhos da terra. Por muito afastados que andem, por poucas visitas que façam à terra natal, as festas religiosas são sinónimo de família e é vê-los a chegar, mantendo vivas as tradições e enchendo a cidade de uma agradável vitalidade que, se lamenta, não tenha mais vezes ao ano.

São dias de convívio, de carregar as baterias afectivas e depois voltar, às rotinas dos grandes centros, certos de que, algures no Alentejo, Elvas e os entes queridos são e sempre serão um porto de abrigo.

Para quem insiste em permanecer por estas paragens, estes dias também são especiais pelo regresso daqueles com quem as circunstâncias da vida nos impediram de privar diariamente ou pelo menos mais frequentemente.

As mesas estão fartas.

A região é muito rica gastronomicamente. Comem-se as broínhas, as queijadas, as amêndoas, cuja dinâmica de mercado oferece cada vez maior requinte e variedade, os ovos de chocolate, que implicam um estreitar de laços entre padrinhos e afilhados, junta-se a família, assa-se o borrego que, podemos comer diversas vezes durante o ano, mas que tem um sabor especial no almoço do domingo de Páscoa.

As procissões continuam a sair à rua, talvez com menor fulgor que noutros tempos, mas a cidade dá sinais de continuar viva, apesar das crises, dos FMIs e outros que tais.

A antiga Sé é palco privilegiado de celebrações religiosas que, os que vem de fora têm orgulho em mostrar a quem os acompanha e que, os residentes, revêem ano após ano, nessa cadência serena e quase imperceptível do passar dos anos.

Logo à noite os bares vão estar invulgarmente cheios e sei que vou rever muitas caras da minha geração e dos quais há meses não tenho noticias. Pode até surgir uma ruga adicional ou serem mais evidentes os cabelos brancos, mas os sorrisos não enganam e serão genuínos como sempre, porque o tempo não dilui as amizades ditas verdadeiras.

Boa Páscoa para todos!

São Mais Dualidades!!!
NP

Sem comentários: