Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 15 de março de 2011

A ou la "familia Mata"


Entre o tsunami que assolou o Japão, a periclitante situação económica e politica português e os resultados desportivos do Sporting, confesso que foi com dificuldade que escolhi um tema para o dia de hoje...

Acho que neste contexto, precisamos de algo que nos faça rir e nos ajude a esquecer os problemas do quotidiano. Deve ter sido também isso que motivou a direcção de programas da SIC e os fez apostar na sua mais recente aposta, “A família Mata”.

Depois de ouvir algumas opiniões favoráveis resolvi espreitar, mas confesso que não me convenceu.

Isto de viver na raia tem estas desvantagens. Tradicionalmente a SIC importa formatos espanhóis e adapta-os á realidade lusa. Particularmente o resultado não costuma convencer-me e mais uma vez a regra confirma-se.

Em Espanha, "La família Mata" passou na Antena 3 entre 2007 e 2009 e nem por isso foi muito bem sucedida. Prova disso são os apenas 36 episódios, o que para a realidade televisiva do país vizinho é um número muito reduzido.

Habituado a associar as personagens a determinados actores, torna-se estranho vê-los encarnados por outros, noutro contexto, noutra língua e o resultado não cativa. Por mais que não se queira, a comparação é inevitável, e a copia geralmente não é tão boa quanto o original.

Anteriormente aconteceu em "Medico de família", "O Bairro da Fonte", "Cenas de um casamento", etc, etc...

Reconheço que o elenco é de primeira linha. José Pedro Gomes, Rita Blanco e Maria João Abreu interpretam magistralmente os papéis que lhes foram confiados. Marco Horácio mantém-se fiel ao seu registo e Maya Booth e André Nunes personificam um jovem casal, supostamente protagonista, mas algo insonso…ele bem mais do que ela, claro está!!!!

Depois de vermos a ficção nacional impor-se nos pequenos ecrãs, dos nossos actores terem ganho estaleca e qualidade na representação, de a ficção nacional ter ganho um Emmy, acho que faltam criativos que criem em português e para Portugal de acordo com a nossa realidade e historias que vão de encontro ao expectável pelo publico.

Ou não?

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

Amizade, não concordo nada contigo.
Não vi a série espanhola.
Mas farto-me de rir com a familia mata e acho que o "Paulo" tem melhor desempenho que a jovem noiva. Evetualmente pelas peripécias em que se vê imiscuido "por amor"...
Acho k retrata bem a familia de classe média, a tentar a todo custo singrar com "pequenas" falcatruas. Agora chegaram ao pondo de que a casa vai ser penhorada... aguardo os desenvolvimentos.. :)))

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

Os resultados desportivos do Sporting e, já agora, os resultados desportivos do Benfica.
Tanta fafarronice, tanta luta pelo título e estão a uma distância do FC Porto próxima da distância a que estão do Sporting.
É grande a diferença de pontos do Benfica para o Sporting?
Então é igualmente grande a diferença pontual entre FC Porto e Benfica.
Ou não?...