Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ainda há esperança

No texto de hoje não me vou alongar muito. Serve apenas para manifestar aquela que foi a melhor notícia que tive durante a semana.
Numa sondagem realizada pela Intercampus e divulgada ontem pela TVI, a primeira depois da crise política que se instalou no país com o chumbo do PEC 4 e a consequente demissão do Governo, o PS de José Sócrates aparece atrás do PSD e com uma diferença considerável. O PSD aparece em primeiro lugar, com 42% dos votos e o PS vem em segundo com quase 10 pontos de diferença. Não chega aos 33%.

No início do fim-de-semana percebi que o PS do futuro a curto prazo continuaria a ser liderado por José Sócrates, depois do mesmo ter sido reeleito no congresso do Partido, com mais de 90% dos votos. Se ainda tinha uma muito mínima réstia de esperança de isso não vir a acontecer e o Partido sair de lá liderado por uma outra cara, ela esfumou-se aí.
Por isso mesmo a notícia da sondagem ganhou assim tanta relevância na minha semana.
Apesar de ainda faltar muito tempo para as eleições (que ainda ninguém sabe quando serão porque alguns andam a "engonhar") e uma campanha eleitoral inteira pela frente, estes valores fazem-se acreditar que as pessoas afinal estão mesmo cansadas de mais do mesmo e que a mesma cara dos últimos 6 anos pode estar a caminho da despedida. Da despedida do poder e provavelmente, espero eu, da despedida da liderança do Partido Socialista. Que se procure outro líder, uma personagem diferente. Seja licenciada ou tenha a 4ª classe, mas que a tenha realmente.

Só espero que daqui a 2 meses, mais coisa, menos coisa, as pessoas votem mais à esquerda, mais à direita, mais submarinos, mais charros, mais reforma agrária ou mais laranjinha, mas votem essencialmente para um resultado que provoque a saída de alguém que já não interessa a ninguém e votem pela purificação daquele que considero ser o maior Partido em Portugal, o Partido Socialista. Está a precisar. Chegou ao ponto em que arrogância e mau caracter se confundem com carisma.
E já agora, que aquelas caras novas que espero venham a seguir consigam fazer bem melhor. Não no curto prazo, porque aí não há que haver ilusões porque ninguém vai ter capacidade ou condições para o fazer, mas já estou a olhar e a pensar no médio prazo. Na melhor das hipóteses.

JP

P.S.(D.): só um pequeno aparte. Espero que quem fez esta sondagem não tenham sido os mesmos que contaram os votos lá para os lados de Alvalade (desculpa NP, mas não resisti ;) ).

3 comentários:

Anónimo disse...

Contentas-te com pouco...
Só um esclarecimento a quem não resistiu a uma boca lampiona e ordinareca: quem contou os votos em Alvalade contou bem e este assunto é exclusivamento dos sócios sportinguistas.

Elvascidade disse...

Acho mesmo que só vão mudar as moscas!

Anónimo disse...

Eh lá que anónimo mais bruto aquele primeiro, tenho que vir aqui dizer que não somos todos assim e alguns até acharam bastante piada ao comentário. Digo mais, possivelmente vai vir charters da China cheios de anónimos da mesma opinião.

Ah e sobre o artigo, acho bem que vai tarde, e com este engonho todo parece que nunca mais é sábado, mas não vale mesmo a pena esperar por qualquer mudança significativa, quem se quiser safar é melhor pegar na enxada e começar a fazer pela vida.