Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 30 de março de 2011

Oito e Oitenta (#144)

Oito: Eleições no Sporting

Se há situações em que tudo o que pode correr mal acaba mesmo por correr mal, as eleições do Sporting foram um exemplo disso.
E tudo começou muito antes do acto eleitoral propriamente dito. Desde que os candidatos se apresentaram e começou a campanha eleitoral que as "pegas", ofensas, "bocas" e acusações de tudo e mais alguma coisa começaram. De corrupção para cima, pouco ficou por dizer. Para alguns até investimentos provenientes de lavagem de dinheiro eram bem-vindos.

Apesar da concorrência ser forte, atrevo-me a dizer que o momento mais alto de todos, que correu Portugal de uma ponta à outra, desde Televisões a Rádios, foi protagonizado poucos dias antes das eleições, por Paulo Futre, durante a apresentação que fez do seu projecto (????) para o futebol do Sporting.
Sobre esse hino ao humor e à caricatura pouco mais haverá a dizer pois duvido que haja algum português que não tenha visto essas pérolas (ainda assim, se quiserem rever essas obras primas da comunicação podem ver no post do passado Sábado, dia 26 de Março).
Apenas dizer que a partir desse dia expressões como "Departamento do jogador chinês", "Sócio não me distraias que estou concentradíssimo" ou "Vai vir charters da China" passaram a fazer parte do nosso vocabulário do dia-a-dia.

O acto eleitoral propriamente dito foi aquilo que Portugal teve oportunidade de ver na televisão. Os sportinguistas deitaram-se com um Presidente e acordaram com outro, sem esquecer os "mimos" e "carinhos" que houve pela noite dentro entre apoiantes dos vários candidatos.
Não contente com os resultados, Bruno Carvalho, o primeiro Presidente a ser eleito na noite das elições e que no fim acabou derrotado afirmou que houve fraude e vai impugnar as eleições. Isto promete durar...

Mas, quando pensava que mais nada podia acontecer, eis que surgem a cereja no topo do bolo que não abona em nada à credibilidade daquelas eleições.
A notícia, retirada do site da RTP, está aqui.

Como dizia ontem um colega meu "lagarto": "Com este m**** toda e um bocadinho de jeito ainda conseguem dar a vitória ao Dias Ferreira e ao Futre. Pelo menos temos animação todas as semanas".


Oitenta: arquitecto Souto Moura

Passo a citar:

O arquitecto português Eduardo Souto Moura venceu o prémio Pritzker 2011, um galardão que é considerado o "Nobel da arquitectura" e que já distinguiu nomes como o brasileiro Oscar Niemeyer, o norte-americano Frank Gehry ou o também português Siza Vieira, o primeiro arquitecto português a ganhar esta menção, no já longínquo ano em 1992.

O júri distinguiu o arquitecto do Porto, autor de projectos como o Estádio Municipal de Braga (já amplamente galardoado) pelo "rigor e precisão na arquitectura", assim como pela "sensibilidade" na inserção das obras no seu contexto.
O prémio será entregue numa cerimónia oficial que decorrerá no dia 2 de Junho, em Washington, nos EUA, e o arquitecto Souto Moura receberá cem mil dólares (71 mil euros) e uma medalha de bronze.

Fim de citação.

Foi com algum sentimento de frustração que há dias vi no Telejornal da RTP2 o arquitecto Souto Moura ser entrevistado a propósito do prémio e quando a jornalista lhe perguntou o que esperava que este prémio lhe trouxesse a resposta dele foi (mais palavra, menos palavra...): "Trabalho. A situação do país está tão má tanto a nível público como privado que é difícil ter trabalho".

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

8: As eleições no Sporting foram do melhor que aconteceu no futebol Português nos últimos tempos. :)

80: Uma prova de que nem sempre o que é Português tem de ser mau. Um exemplo do enorme potencial que existe entre os Portugueses e que muitas vezes nós próprios não sabemos dar o devido valor.

Catarina Bita disse...

Deixa ver se eu percebi.
Então a dona Bita mesmo sabendo não podia votar votou. E agora como o resultado das eleições não lhe agradou vem pedir que as eleições sejam repetidas.

Isto é só gente séria.