Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fez-se história no futebol português

Não me estou a socorrer de nenhum registo histórico mas tenho a certeza que é inédito. Três equipas portuguesas nos quartos-de-final da segunda mais importante competição de clubes da Europa, a ainda nova, Liga Europa, antiga Taça UEFA.
Aposto que no início da época nenhum de nós acreditaria que seria possível ter as três equipas, Benfica, Porto e Braga entre o lote das oito finalistas que poderão vencer esta prova.
O feito poderia ser ainda de maior realce não fosse o Sporting ter mostrado não ter argumentos futebolísticos para passar dos dezasseis-avos-de-final e ter-se deixado afastar pelo Glasgow Rangers, em pleno estádio de Alvalade, nos últimos instantes do jogo da segunda mão. Glasgow Rangers que agora ficou pelo caminho, caindo aos pés do PSV.

Embora hoje não seja dia de Oito e Oitenta aqui no Dualidades, creio que estas três equipas portuguesas e o futebol português merecem claramente um Oitenta por este feito, certamente inédito.
Portugal, estando muito longe de ser uma potência do futebol europeu, pois é impossível competir em termos financeiros com outros países da Europa, merece esta nota de destaque pois conseguiu o que nenhum outro país conseguiu. Nenhum dos habituais tubarões do futebol europeu, como são a Espanha, Inglaterra, Itália e até Alemanha, conseguiu chegar aqui com mais do que um representante que seja.
A Espanha conseguiu meter um único clube nos quartos-de-final e dos outros três países antes referidos nem um para contar a história. Todos ficaram pelo caminho.

No sorteio destes quartos-de-final, que se realiza amanhã, vão estar para além dos três clubes portugueses, dois representantes holandeses, um espanhol, um ucraniano e um russo.
Este vai ser um sorteio puro, sem quaisquer restrições, o que pode levar a que tenhamos um jogo entre duas equipas portuguesas.

De entre estas três melhores equipas portuguesas nos quartos da Liga Europa, cada uma merece destaque de forma diferente.
O Porto, desde o início, através da voz do seu treinador, sempre disse que esta era uma prova que queria vencer. Assim sendo, o facto de estar nos quartos-de-final, para os lados do Dragão, deve ser encarado como um facto normal.
De facto, de entre os três, o Porto foi aquele que teve um percurso na prova mais calmo e com resultados mais convincentes. Considero que é um forte candidato a vencer a prova.
O Benfica, depois da participação na Liga dos Campeões ter corrido tudo menos bem, conseguiu no limite a qualificação para esta Liga Europa, e com alguns resultados mais ou menos conseguidos ma também com algum sofrimento, tem conseguido mostrar que a sua presença nesta fase não se deve a mais ninguém que não a própria equipa.
Mas a minha maior nota de destaque vai para o fantástico Sporting de Braga. Depois de ter tido a mesma sorte que o Benfica na liga milionária, tem juntado forças para avançar passo a passo nesta Liga Europa e passou nesta fase um obstáculo que poucos julgavam possível: eliminar o Liverpool.
A alguma arrogância demonstrada em declarações feitas pela equipa inglesa, o Braga respondeu da melhor forma: em campo e com uma eliminação que fica na história do Sporting de Braga.

Parabéns às três equipas portuguesas que merecem estar nesta fase.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

É de louvar, o futebol Português está de parabéns, mais uma vez apenas e só dentro das quatro linhas.