Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 29 de março de 2011

Cuidado com a ...escrita!!!

Lembro-me que desde sempre tive particular cuidado com a escrita. Sempre fui atento à forma como as palavras eram escritas e nos ditados procurava falhar o menos possível, porque nunca tolerei erros de português. Mesmo com a acentuação habituei-me desde sempre a cumpri-la criteriosamente e tenho conseguido cumprir os meus objectivos de escrita.

Mais recentemente, com as novas tecnologias e o novo português que surgiu com sms e redes sociais, sempre procurei abreviar com coerência, sem alterar os caracteres que compõem cada palavra e não utilizando os habituais "x" e "k" onde não tem necessidade de ser usados.

Estava tudo a correr tão bem, vem estes gajos do acordo ortográfico e lixaram-me...

Confesso-me algo perdido e sem noção do que mudar e porque mudar.

Ouve-se falar na queda de algumas consoantes mudas, na alteração de acentuação e o diabo a sete, mas acho que não estamos devidamente informados.

Gerações anteriores à nossa já passaram por este tormento. Não nos esqueçamos que outrora se escreveu pharmacia, tipographia, Luiza, etc...

Para atenuar toda esta confusão registo com agrado o regresso ao primeiro canal da televisão publica do programa "Cuidado com a língua" conduzido por Diogo Infante e os seus convidados.

Ontem, além de uma última homenagem a Artur Agostinho que participou como convidado na que, tenho ideia, foi a sua última participação em televisão, Diogo Infante esclareceu algumas pormenores do malfadado acordo ortográfico.

Falou-se no verbos Ver e Vir e da confusão que causam quando conjugados no presente na terceira pessoa do plural. O curioso é que todos recordamos as regras básicas que nos incutiram na Escola primária, apesar de já terem passado bastantes anos.

"O verbo ver escreve-se com dois e’s tal como os dois olhos que temos, enquanto que o verbo vir se escreve-se só com um."

Bons tempos…particularmente sinto-me confuso e acho que, dificilmente, deixarei de escrever como até aqui. Quem achar que eu escrevo com erros, que pense...

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Modernices!

Notícias curiosas de Elvas disse...

No último "post" dedicado a Vila Fernando confundiu "eminente" (importante) como "iminente",(a todo o momento), o corrector ortográfico não resolve tudo, sobretudo quando se trata de palavras homófonas...