Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 3 de março de 2011

Espanha: visionários ou demagógicos

Há dias o Governo Espanhol anunciou um pacote de medidas para ajudar a reduzir o consumo de combustíveis.
Entre as medidas aprovadas em Conselho de Ministros contam-se uma redução de 120 para 110 na velocidade máxima nas auto-estradas e uma redução de 5% por cento nos preços dos comboios suburbanos e interurbanos.
Segundo o Governo Espanhol, estas medidas inserem-se num plano de Poupança Energética com o objectivo principal de responder ao aumento dos preços dos combustíveis que se têm verificado de maneira muito significativa nos últimos tempos e que, segundo o Governo, pode ter um impacto significativo na economia.

Pelas palavras dos governantes espanhóis, "Um aumento de 10 euros no barril do petróleo representa para a factura energética mais 6.000 milhões de euros anuais".
"Com a redução da velocidade máxima nas auto-estradas, por exemplo, permitirá poupar 15 por cento de gasolina e 11 por centro de diesel".

Bem, quanto à redução do preço dos comboios, não poderia estar mais a favor. Isso é precisamente o que acontece por cá. Tudo o que é transporte público não pára de aumentar.
Aliado ao aumento do preço do combustível, uma redução do preço dos transportes públicos irá assegurar claramente um aumento do número de passageiros, contribuindo efectivamente para uma redução da factura com os combustíveis.

No que toca à outra medida, a redução da velocidade máxima nas auto-estradas parece-me sinceramente uma fantasia.
Para além de ser uma redução um pouco ridícula, mais do que ser uma medida que permita poupar combustível acredito que seja uma medida para facturar mais algum com as multas que passarão a aplicar aos automobilistas.
Tenho alguma dificuldade em acreditar nos números que são avançados de poupança estimada, com uma suposta redução de 10 quilómetros/hora.
Para além disso, tenho uma dificuldade ainda maior em acreditar que essa medida vá ter efeitos reais e que os automobilistas "consigam" aguentar-se nas auto-estradas a uma velocidade máxima de 110 quilómetros/hora.

Do meu ponto de vista, medidas deste tipo e com este objectivo, devem caber a cada um. Cada um de nós, ou neste caso dos espanhóis, deve ser ele a decidir se pretende poupar combustível nas suas viagens de automóvel.
O Estado deve regular mas também ter o noção dos seus limites e quando se está a imiscuir na vida e nas opções pessoais de cada cidadão.

JP

3 comentários:

Elvascidade disse...

No caso da redução dos transportes públicos estou inteiramente de acordo que se promova este meio de transporte deste modo.
No caso da redução do limite de velocidade poderá funcionar apenas psicologicamente.

Anónimo disse...

Não sei se a redução para 110 trará grande benefício.
De qualquer maneira saliento que no que conheço de espanha, eles fazem PREVENÇÃO. Anunciam k há radares nas auto estradas, não são como os portugueses, que anda à caça à multa.
O tempo dirá se isto dá para economizar gasolina ou para ir buscar receitas extra, com as multas.
Os transportes públicos, claro que é uma boa medida.
Só no nosso país é que se aumenta TUDO, e não se dá incentivo para nada!
Só apra fundações criadas e a empregarem os compadres, claro!!!

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

Não foram capazes de perceber que a grande fatia do combustivel que se consome não é nas autoestradas é nas cidades.