Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 16 de março de 2011

Oito e Oitenta (#142)

Oito: Sismo/tsunami no Japão

O Oito para esta semana não foi muito difícil de escolher.
Depois da tragédia que aconteceu na passada Sexta-feira no arquipélago e das imagens que fomos presenciando nesse dia e pelo fim-de-semana adentro, creio que não poderia haver maior Oito.

Para além da destruição provocada por estes dois fenómenos naturais e dos milhares de vidas que levou, muitas das quais ainda estarão certamente por contabilizar, agora coloca-se o grave problema do perigo nuclear, após as várias explosões que já ocorreram nos reactores nucleares e aquelas que ainda venham a ocorrer. Mau demais.

Neste momento apenas nos resta torcer para que as desgraças tenham ficado por aqui e permita dar início à morosa e grande reconstrução de um dos países mais desenvolvidos do mundo.


Oitenta: Fim da paralisação dos camionistas

Felizmente para todos nós, ontem à noite, Governo e camionistas chegaram a acordo para o fim da paralisação.
Felizmente para todos nós, esta paralisação não chegou a ter a duração e o impacto daquela que ocorreu em 2008, em que as carências dos mais diversos produtos já se faziam sentir largamente, após uma semana de paralisação.

Desta vez, apenas o medo de todos nós em ficarmos sem combustível para atestar o carro, levou a que a gasolina e principalmente o gasóleo se acabasse em alguns pontos de abastecimento e que a grande maioria das estações de serviço apresentasse longas filas e largos minutos de espera para conseguir abastecer.

No meio de tudo o que se passa, este notícia merece ser saudada. Menos um problema.

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

8: É de lamentar todo o sucedido e serve para repensar e analisar todos os riscos que comportam uma central nuclear.

80: Fazem falta estes abanões, embora quem se veja prejudicado é sempre o mesmo!

Anónimo disse...

8:
Deus os ajude!!!!
Na 2ª vi o comentário do MST nas notícias da sic e acho k ele tem razão: daqui por 10 anos o Japão já recuperou, continua uma das maiores potencias e nós estaremos pior do que estamos hoje.
Ontem no jornal da noite entrevistaram uma jornalista japonesa, que disse que o povo japonês é um povo lutador e solidário. Que não se vêm pilhagens, como noutros países, pelo contrário, todos se entreajudam com o pouco que têm. E que vão conseguir ultrapassar este pesadelo.
Concordo com estas 2 opiniões.
A história assim o diz.

80:
Não sei se valerá um 80. Até que ponto o acordo foi "satisfatório"?
Acho k foi o possivel e os camionistas não quiseram perder a pose e ter prejuizos que uma semana de paralização teria.
A histeria dos portugueses, de facto foi o que fez, mais uma vez, que escaseassem os produtos. Fez-me lembrar a do aç~ucar...

Jinhos,
MS