Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Top 200 da década

No passado mês de Novembro, por alturas do nosso aniversário, o Dualidades escolheu as músicas de 2010. Aquela música nacional e a música estrangeira que mais nos marcaram, a cada um dos dois. Depois de muito pensar, lá nos decidimos pelas nossas duas preferidas, que colocámos aqui.

Mais recentemente, a Rádio Comercial pediu a colaboração dos seus ouvintes para elaborar uma lista com as 200 melhores músicas da década.
Colocou um lote de músicas à votação dos ouvintes e ao longo das últimas semanas foi fazendo a sua ordenação com base nos votos.
No passado fim-de-semana apresentou o top das 200 mais e ao longo dos dois dias foi passando todas as músicas, em contagem decrescente, até chegar aquela que foi considerada pelos seus ouvintes como a música da década.
Confesso que não votei nessa.

A música, como tantas outras coisas, consegue criar as maiores dualidades de opiniões. O que para uns é intragável, para outros é um verdadeiro monumento musical.
Olhando para o Top 10, que aparece aqui ao lado, o primeiro comentário que me merece é para dizer que não tem grandes surpresas, no que a grupos e artistas diz respeito.
Se em termos de singles pode haver mais discussão, em termos de artistas acho que era mais ou menos previsível. Os principais pesos pesados e candidatos estão lá.
Não é por acaso que alguns "gigantes" da música, como são os U2, conseguem meter duas músicas entre as 20 mais votadas (talvez esteja a faltar aqui "Vertigo”) e os fantásticos Coldplay e Linkin Park metem três.
Alguma supresa para o facto dos Muse conseguirem colocar duas músicas no Top 10. Talvez porque ainda estão frescas na nossa memória.

Outros comentários que este top me merece.
Para começar, o facto da musica nacional estar alheada dos primeiros lugares. A primeira música made in Portugal aparece num algo modesto 26º lugar. O "feito" coube à mais recente ex-banda nacional, os Da Weasel, com o tema "Re-Tratamento". Grande música, sem dúvida.
Para encontrarmos outra amostra da música nacional temos de descer até ao 44º lugar, onde nos aparece a também já extinta banda de Tiago Bettebcourt, os Toranja, com o tema "Carta".
Ainda no âmbito nacional, é com bastante agrado que vejo os saudosos Silence 4 aparecerem no 45º lugar. Coincidência ou não, mais uma banda que já faz parte do Canal História.

Voltando às 20 mais, uma surpresa pela negativa e outra pela positiva. Pela negativa, o single "I Gotta Feeling" dos Black Eyed Peas, que conseguiu pôr o mundo inteiro a cantar e dançar e ficou apenas no 6º lugar. Era uma música que eu achava claramente que iria ter um lugar no pódio.
Em contrapartida, a minha surpresa pela positiva ocupa o 13º lugar e cabe à música "I'm a Bellever", dos Smash Mouth. A música que ficará para sempre associada ao ogre mais famoso do mundo, o Shrek. Nunca me passou pela cabeça que chegasse tão alto.

Para terminar, apenas dizer que para isto ficar mais ao meu gosto tinha de puxar o excepcional "Numb" dos Linkin Park para o primeiro lugar e uma outra das três mais dos Coldplay para a segunda posiação. Os U2 ficavam bem no terceiro lugar. ;)

Se quiserem ver e ouvir o Top 200 da Rádio Comercial cliquem aqui.

JP

7 comentários:

Mimi disse...

Diria que tens bom gosto musical... tirando aquela parte negra do Tony Carreira :o))))))))))))))))

Beijinhos,

Elvascidade disse...

Um pouco discutível, diria. Em termos de gostos é sempre assim. :)

Anónimo disse...

Só musicas comerciais.

Anónimo disse...

Talvez por serem da Rádio Comercial.

Anónimo disse...

Mas que sacrilégios são estes!?

Para começar depois dos anos 80 não foram feitas músicas suficientes para encher um top 200, nem para um top 10 quanto mais.

Mas o pior é vossa excelência ter atribuido a "I'm a Believer" a uns "mouth wash" ou pasta de dentes ou lá o que for, aquilo é uma música escrita pelo Neil Diamond e interpretada pelos Monkees, nos tempos em que se fazia música, os anos 60 (mesmo estes não sendo dos melhores exemplos).

Retraí-vos e ide fazer uma penitência num sítio longínquo!

Anónimo disse...

Anónimo das 19:24 fale e informe-se com os seus netos.

Anónimo disse...

sinceramente, não gostei do top, houve muito boas músicas k não estiveram no top e outras k estiveram no top mas k eu acho sinceramente k não mereciam mas tambem, nada é perfeito, não é?