Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dualidades remember 2010 (#9)

O ano de 2010 foi um ano único no que ao desporto e ao futebol em particular diz respeito.
Foi a primeira vez na história que um Mundial de Futebol se realizou no continente africano.
Quando a decisão da FIFA foi tomada, muitos contestaram essa decisão por tudo o que envolvia e os riscos que se poderiam correr, principalmente no que a infra-estruturas e condições de segurança dizia respeito.
Os meses que antecederam o início da prova iam tranquilizando todos no que à garantia das condições e infra-estruturas dizia respeito, mas de forma antagónica fizeram crescer os receios no que à segurança respeitava.

A verdade é que, com receios ou sem eles, a África do Sul organizou o primeiro Mundial em solo africano.
Pelo meio e durante o decorrer dos estágios das Selecções e mesmo já com a prova a decorrer ainda se registaram alguns incidentes relacionados com a segurança de jogadores e jornalistas, portugueses inclusive, mas felizmente sem consequências de maior, para além do susto.
Esse período ficou também marcado pelo falecimento de um familiar do ex-líder carismático da África do Sul, Nelson Mandela, num trágico acidente de viação.
Mas tudo isto não impediu que o Mundial tivesse chegado ao fim, com a vitória da Espanha e uma péssima imagem de Portugal, com um balanço positivo.

Este Mundial teve uma outra peculiaridade. Deu a conhecer ao mundo inteiro uma nova palavra e o respectivo objecto. Desde o verão de 2010 que todos nós passamos a saber o que era uma vuvuzela e o seu aspecto curioso, bem como o ruído insuportável que consegue produzir.
Felizmente, um pouco por toda a Europa, foi proibida a sua entrada nos estádios das principais ligas europeias. :)

E com a componente desportiva termino a minha participação nesta revisão que o Dualidades tentou fazer daquilo que foi o ano de 2010 e aquilo que de mais marcante nos trouxe.
Amanhã cabe ao NP fechar estas duas semanas de olhar para o passado. A partir da próxima Segunda-feira voltamos a olhar para o presente e para o futuro e sem esquecer as sugestões que vos fazemos no fim-de-semana.

JP

3 comentários:

Mimi disse...

Essas vuvuzelas eram do piorio!

Imagina ir a um jogo e ter de levar com um caramelo ao lado a soprar na vuvuzela :o))

Quanto ao Mundial aproveitou-se a música da Shakira e vá .... o Casillas também :o))))))))

Beijinhos,

Anónimo disse...

E o mercenario do Queiroz.

Anónimo disse...

E a Larissa Riquelme.