Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os Pilares da Terra

-

Inglaterra séc. XII, uma mulher grávida chega desesperada a uma praça. Acotevela e tenta passar uma multidão que se prepara para assistir ao enforcamento de um homem.
Após o enforcamento dirige-se aos carrascos, amaldiçoando-os.
Assim começam Os Pilares da Terra, um dos melhores livros que já li e que me deixou sem dúvida rendida à escrita de Ken Follet.

Ao longo de 1000 páginas, é composto por várias histórias paralelas, todas elas unidas por um fio condutor onde Ken Follett consegue reconstituir de uma forma magistral a época medival, através de um leque diversificado de personagens.
Tudo gravita em torno da construção da catedral de Kingsbridge, onde Tom é o construtor e Philip membro do priorado responsável pela obra.
E aqui começa o retrato de uma epopeia com um periodo de grande conturbação, conspirações, ameaça, suspense, miséria, perseguições da igreja, violações, luta pela sobrevivência, bruxaria, ódio, vingança, desejo, erotismo, paixão e amor.

O leitor é transportado nesta grandiosa narrativa, com o rigor e a escrita fluida de Follet.
Do povo à aristocracia, surge-nos o retrato da idade média, do modo de vida das pessoas nas aldeias, nos castelos, nas abadias e a forma de subsistência da sociedade em geral.
É claramente referenciado as grandes surperstições do homem na época.

Mais uma vez, a manipulação da igreja com o eterno confronto entre Deus e o Homem, onde os padres não se coibiem de fazer os pedidos mais atrozes, estes sempre perdoados com a vontade de Deus e com uma simples confissão.
Diz Follet que "O principal desafio para um escritor de ficção, é criar um mundo imaginário e então arrastar o leitor até lá".
Este desafio foi para mim mais que conseguido e por isso aconselho vivamente.

Mimi


P.S.: a TVI já por várias vezes anunciou que iria exibir a série baseada no livro. Já por várias vezes desisti de tentar perceber quando. Só encontro as habituais novelas na programação.
Se houver interessados em ver a série sem ter de depender dos humores do Canal de Queluz, ouvi dizer (mas apenas isso, porque nunca experimentei) que pode encontrar os vários episódios aqui:
Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4
Episódio 5
Episódio 6
Episódio 7
Episódio 8

JP

6 comentários:

Elvascidade disse...

Obrigado pela sugestão.

Dualidades JP disse...

Não li o livro mas tenho andado a ver a série com alguém que leu e diga que não é lá muito rigorosa em relação ao livro. :)

JPS disse...

Do mesmo autor recomendo "O homem de Sampettersburgo".

Anónimo disse...

Eu recomendo claramente o novo "A queda dos Gigantes".

http://www.wook.pt/ficha/a-queda-dos-gigantes/a/id/9618442

dualidades np disse...

Mimi, conseguiste convencer-me. Já pensaste ser Comercial? :-D

Mimi disse...

Amigo NP,

Eu de comercial não tenho nada ... lamento :o)))

Dou-te umas dicas e tu tratas da parte comercial, sim ? :o))

Beijinhos,