Com 2010 foram várias as figuras da cultura portuguesa que vimos desaparecer.
Lembro-me por exemplo da actriz e escritora Rosa Lobato Faria que todos nos habituamos a ver nas telenovelas e séries dos diversos canais generalistas e que mais tarde se afirmou na área da escrita tendo publicado romances, argumentos para televisão e um manancial de letras para canções, muitas das quais tiveram grande destaque nos festivais RTP da canção.
António Feio foi outro dos que nos deixou durante o ano de 2010 depois do país acompanhar, consternado e expectante, a sua luta contra o cancro. Infelizmente saiu derrotado. António Feio foi um dos nomes maiores da sua geração, comediante ímpar que a todos nos fez rir com a sua graça inata. O sucesso de obras como "Conversas da treta" deveu-se ao seu engenho e à sua arte.
Quem também desapareceu em 2010 foi a actriz Maria Dulce. Esta septuagenária que na sua infância ombreou com os grandes nomes da década de 60, participando em inúmeros filmes, desapareceu votada ao esquecimento, sem trabalho, fazendo-nos pensar na forma como Portugal trata os seus artistas...
Outra actriz que nos deixou foi Mariana Rey Monteiro, filha de nomes grandes que ajudaram a construir o teatro que hoje se faz em Portugal, e que há muito não víamos na televisão, mas que, participou continuadamente em telenovelas e séries.
Também José Saramago morreu durante 2010. Figura polémica, na vida e na morte, José Saramago deixou um legado ímpar na escrita, tendo trazido para Portugal e para a língua portuguesa o único Nobel da literatura o que o imortalizará.
Por último, a morte mais recente, a de Carlos Pinto Coelho, grande jornalista e um marco da informação portuguesa. O Senhor Acontece deixou-nos no final de 2010, contribuindo para que o ano fosse terminasse ainda mais pobre.
Todos eles deram o seu contributo para valorizar e engrandecer a cultura portuguesa nas suas diversas áreas. Aqui no Dualidades deixo uma singela homenagem em jeito de agradecimento.
Peço uma salva de palmas para todos!
São Mais Dualidades...
NP
DIA 8 DE MARÇO - DIA DA MULHER
-
Ilustro este texto com uma rosa, porque nenhuma flor simboliza tanto a
mulher como a rosa. Primeiro o botão surge numa haste de folhas verdes e
espin...
Há 4 semanas
5 comentários:
Muito bem recordados.
O ano de 2010 foi um ano de grandes perdas ...
Bonita homenagem ;o)
Beijinhos,
Já que estamos neste tema, lembrei-me também no cantor Beto.
É a vida.
Não nos conformamos e ficamos tristes, mas é a única coisa certa que temos...
Um bem haja aos recordados e um obrigado pela obra que deixaram feita!
:)
Jinhos,
MS
José Torres ;o)
Enviar um comentário