Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dualidades remember 2010 (#4)

Com 2010 foram várias as figuras da cultura portuguesa que vimos desaparecer.

Lembro-me por exemplo da actriz e escritora Rosa Lobato Faria que todos nos habituamos a ver nas telenovelas e séries dos diversos canais generalistas e que mais tarde se afirmou na área da escrita tendo publicado romances, argumentos para televisão e um manancial de letras para canções, muitas das quais tiveram grande destaque nos festivais RTP da canção.

António Feio foi outro dos que nos deixou durante o ano de 2010 depois do país acompanhar, consternado e expectante, a sua luta contra o cancro. Infelizmente saiu derrotado. António Feio foi um dos nomes maiores da sua geração, comediante ímpar que a todos nos fez rir com a sua graça inata. O sucesso de obras como "Conversas da treta" deveu-se ao seu engenho e à sua arte.

Quem também desapareceu em 2010 foi a actriz Maria Dulce. Esta septuagenária que na sua infância ombreou com os grandes nomes da década de 60, participando em inúmeros filmes, desapareceu votada ao esquecimento, sem trabalho, fazendo-nos pensar na forma como Portugal trata os seus artistas...

Outra actriz que nos deixou foi Mariana Rey Monteiro, filha de nomes grandes que ajudaram a construir o teatro que hoje se faz em Portugal, e que há muito não víamos na televisão, mas que, participou continuadamente em telenovelas e séries.

Também José Saramago morreu durante 2010. Figura polémica, na vida e na morte, José Saramago deixou um legado ímpar na escrita, tendo trazido para Portugal e para a língua portuguesa o único Nobel da literatura o que o imortalizará.

Por último, a morte mais recente, a de Carlos Pinto Coelho, grande jornalista e um marco da informação portuguesa. O Senhor Acontece deixou-nos no final de 2010, contribuindo para que o ano fosse terminasse ainda mais pobre.

Todos eles deram o seu contributo para valorizar e engrandecer a cultura portuguesa nas suas diversas áreas. Aqui no Dualidades deixo uma singela homenagem em jeito de agradecimento.

Peço uma salva de palmas para todos!

São Mais Dualidades...
NP

5 comentários:

Elvascidade disse...

Muito bem recordados.

Mimi disse...

O ano de 2010 foi um ano de grandes perdas ...

Bonita homenagem ;o)

Beijinhos,

Dualidades JP disse...

Já que estamos neste tema, lembrei-me também no cantor Beto.

Anónimo disse...

É a vida.
Não nos conformamos e ficamos tristes, mas é a única coisa certa que temos...

Um bem haja aos recordados e um obrigado pela obra que deixaram feita!
:)

Jinhos,
MS

Mimi disse...

José Torres ;o)