Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dualidades remember 2010 (#8)

2010 já lá vai, mas na nossa memória ficam os factos e acontecimentos que mais o marcaram.

Para a história ficam os abalos sísmicos de pequena dimensão que agitaram Portugal, mas muito mais a tragédia que ceifou milhares de vidas no Haiti.

Recordaremos também o Vulcão que paralisou a Europa. Chama-se Eyjafjallokull, situa-se no sul da Islândia e a sua actividade cobriu os céus europeu, obrigando ao cancelamento de oitenta mil voos em seis dias, entre os quais o de regresso de Cavaco Silva de visita oficial à República Checa.

O Golfo do México também foi palco do pior desastre ecológico que os Estados Unidos já viveram. A extracção de petróleo da BP junto à costa do Estado do Louisiana provocou um derrame de crude sem precedentes, além de onze trabalhadores mortos.

Portugal recebeu visitas ilustres, tal como o Papa Bento XVI. Os portugueses acorreram em massa, provando que continuamos a ser um país maioritariamente católico e devoto. O mesmo não se verificou em Espanha onde o Papa foi recebido com alguns manifestos.

Recebemos ainda o mundo e a NATO reuniu à beira-tejo, sob um forte dispositivo de segurança. Mais uma vez demos mostras ao mundo da nossa capacidade de organização... apesar dos nossos cofres se apresentarem algo descapitalizados.

Contrariamente, a Fundação Champalimaud inaugurava, em Belém, o Centro de Investimento que alberga cerca de 400 cientistas de todo o mundo, dedicados ao estudo do cancro e às neurociências. Um investimento privado de mais de 100 milhões de euros.

Conhecemos também o desfecho do processo Casa Pia que desde 2002 dominava a actualidade nacional, como um dos processos mais mediáticos e longos da história da justiça portuguesa. Condenações não faltaram mas até ao momento nenhuma prisão foi concretizada... receia-se que os crimes prescrevam e reine a impunidade.

As medidas de contenção trouxeram descontentamento generalizado e tivemos direito a greve geral que paralisou o país no dia 24 de Novembro.

O ano terminou com dúvidas e receios de que em 2011 a situação económico-financeiro se agrave e Portugal tenha que recorrer à intervenção externa do FMI. Ainda ontem o Governo deu sinais do contrário, mas a ameaça paira.

2010 já lá vai! Vivamos 2011, com esperança!

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Dualidades JP disse...

Por vezes parece que nada aconteceu mas quando paramos para pensar nisso percebemos que temos muito por onde pegar.