Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dualidades remember 2010 (#2)

Em Elvas o ano de 2010 começou frio e logo nos primeiros dias assistimos ao maior nevão de que a maioria tinha memória. O domingo iniciou-se com uma tímida queda de neve que conheceu o auge logo depois do almoço, cobrindo a secular Elvas de um manto branco que lhe deu uma beleza diferente.

Mal pensávamos nós que, gelaríamos muito mais ainda durante o ano.

Com a crise internacional e o descontrolo das contas públicas, Elvas enquanto cidade do interior sofreu na pele a implementação dos dois PEC’s, sentindo-se que a economia local tem vindo a abrandar cada vez mais.

O centro histórico perdeu vitalidade e encontramos muitos espaços comerciais encerrados ou para trespasse. Salva-se a restauração que, durante 2010 soube continuar a atrair "nuestros hermanos" que vieram em massa, principalmente nos fins-de-semana e "festivos".

O desemprego no concelho assume valores elevados, até mesmo no contexto do distrito, não existem grandes oportunidades e com os recentes acontecimentos nos quadros da autarquia, a cidade e o concelho perderam estabilidade e poder de compra. Não posso deixar de destacar pela positiva o empreendorismo que deu origem à nova Fábrica de Conservas de Ameixas a funcionar no Ninho de Empresas, e a nova unidade Marvanejo que foi erguida na Estrada do Caia e que desejo obtenha os melhores resultados financeiros. É desta garra e dinâmica que Elvas precisa.

2010 trouxe-nos atrasos e avanços sobre o TGV e a Plataforma Logística do Caia. Todos concordamos que economicamente pode devolver a esperança ao concelho, mas as noticias que nos chegam mostram-nos uma Badajoz que tem planeado e cujos frutos sairão à luz brevemente, enquanto que, do lado de cá do Caia nada foi feito, nem nada está previsto no Orçamento de Estado, cada vez mais magro. A continuarmos assim arriscamo-nos a ser, cada vez mais, cidade dormitório da vizinha Badajoz.

Turisticamente considero que foram dados passos importantes para afirmar Elvas no contexto nacional e internacional. Os grandes eventos do ano chamaram público a Elvas, como sejam, o Carnaval Internacional, a Feira Medieval, o São Mateus e mais recentemente a Pista de Gelo do Coliseu. De destacar também a inclusão do nosso Aqueduto da Amoreira num dos três cartazes da nova campanha da Entidade Regional de Turismo, dando-nos provas de que o nosso património é apelativo e que o futuro da cidade passa por ele, mais ainda se tivermos em conta que, o Alentejo é a região do país que mais tem crescido turisticamente.

A candidatura a Património Mundial continua também na calha, mas ainda não passamos da lista indicativa. Poderá algum dia vir a ser uma realidade?

Culturalmente o ano não foi dos mais dinâmicos. O nosso Coliseu foi palco de algumas corridas de touros, mas não nos trouxe nenhuma primeira figura como noutros anos...aguardamos a vinda de Mariza e Dulce Pontes neste 2011.
Destaque ainda para a dinâmica das associações recreativas que ocupam os jovens elvenses e geram animação e vivacidade no burgo. Não posso deixar de fazer uma nota especial para a Sociedade 1º de Dezembro, a célebre Azevia que completou 100 anos e cujo programa mobilizou muitos elvenses.

São Mais Dualidades...na Revista do Ano!!!
NP

Nota:É com muita satisfação que constatamos que o nosso Dualidades é novamente nomeado pelo colega Zé de Mello na categoria de Melhor Blog 2010. Para todos os interessados em votar sugerimos que utilizem o link que aparece na lateral direita do nosso estaminé. Os resultados são divulgados no Feriado Municipal, que é como quem diz, no dia 14 de Janeiro.

Sem comentários: