Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dualidades remember 2010 (#1)

Agora que entrámos no novo ano a valer, o Dualidades, começando hoje e até ao final da semana, vai fazer a sua revista do ano que terminou.
Durante os dias desta semana vamos escolher aqueles que foram para nós os factos e as personalidades que marcaram, pela positiva e pela negativa, o ano de 2010. Cá dentro e lá fora de portas.

Pela alternância habitual que acontece por aqui, calhou-me a mim dar o pontapé de partida. E já que falamos de pontapé, para primeiro tema marcante do ano de 2010, escolhi um relacionado com futebol e que me agrada particularmente.

Refiro-me, obviamente, à vitória do Benfica no campeonato da época passada.
Depois de 4 anos de jejum (a última vitória reportava à época de 2004/2005), com a vitória a fugir sucessivamente para o Futebol Clube do Porto, que com mais ou menos casos acabava por revelar-se a melhor equipa nacional, o Benfica conseguiu, desde o início da época, criar uma onda de entusiasmo em volta da equipa, superior ao que era habitual em anos anteriores. Tudo isto graças às boas exibições e muitas vezes goleadas que vinha conseguindo desde o segundo jogo da época (o primeiro, empate com o Marítimo em casa, até não augurava nada de muito positivo).
Inclusive o sócio NP teve o privilégio de testemunhar, in loco, aquela que foi a maior goleada da época, por 8 a 1, ao Vitória de Setúbal. ;)

Tudo isto foi motivando os adeptos, jornada após jornada, e estendeu-se até o final do campeonato, tendo concluído com a justíssima vitória na prova, reconhecida por todos, à excepção de alguns idosos obcecados com fruta importada e já bastante usada.
Uma festa que encheu literalmente as principais avenidas de Lisboa.

Outro facto interessante neste campeonato e que merece destaque foi protagonizado pelo Sporting de Braga, que de uma forma totalmente inesperada, foi a única equipa que conseguiu adiar os festejos da vitória benfiquista até à última jornada e durante muito tempo sonhou que podia chegar onde ainda nunca antes tinha chegado.

Não podia concluir sem mencionar um dos nomes que mais ficaram ligados a esta vitória e que, por isso, creio que também merece ser um dos nomes de 2010. Falo, claro, de Jorge Jesus, o técnico que pegou num conjunto de jogadores e fez uma equipa que praticou o melhor futebol da época e arrecadou o 32º título de campeão nacional.

JP

5 comentários:

Anónimo disse...

Não esquecer a importância decisiva dos túneis, através dos quais se conseguir suspender jogadores-chave de equipas concorrentes (Hulk e Vandinho, por exemp,lo), durante vários meses, num processo nunca visto no futebol português.
E, mesmo assim, um campeonato ganho, na última jornada, ao Braga. Muito mérito, de facto.

Anónimo disse...

Jorge Jesus, esse formidável treinador de futebol!
Esse comunicador elegante e empolgante!
Aos 55 anos anos, com uma carreira de técnico recheada de títulos e feitos!
Conseguiu pegar numa equipa campeã e fazê-la perder novo pontos em 4 jornadas e mamar 5-0 no Estádio do Dragón!
My name is Jesus. Jorge Jsesus, the best!
Não agradeçam à Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissiona, não...

Dualidades JP disse...

Não posso dizer que tenha ficado possuído de alegria por isso mas ainda assim agradeço ao idoso a visita ao nosso blog e o comentário que amavelmente deixou.

Anónimo disse...

C.D. Nacional

Elvira Carvalho disse...

Feliz Ano Novo amiga. Muita paz, muita luz, muita saúde, e tudo o que mais desejar, mesmo que isso implique outro campeonato para o Benfica.
Um abraço