Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dualidades remember 2010 (#5)


Continuando a nossa pequena revista dos principais momentos que marcaram o ano de 2010, hoje vou falar de um tema que, acho eu, não poderia nunca ficar de fora.
Porque foi um tema que, quanto a mim, decididamente marcou o ano que há pouco terminou. Porque foi um tema que, de certa forma, nos apaixonou a todos e nos deixou num estado de alguma ansiedade durante largas semanas.

Como já certamente perceberam pela foto que aqui coloquei, refiro-me ao acidente que aconteceu numa mina do Chile, a 5 de Agosto, e que deixou soterrados 33 mineiros, a uma profundidade de cerca de 700 metros, durante 69 largos dias.
Se para eles foram 69 dias de sofrimento, para o resto do mundo, que acompanhou esta novela da vida real, foram 69 dias de ansiedade, esperança e também um misto de alguns momentos de optimismo e outros de pessimismo, que se iam alternando à medida que as notícias que nos iam chegando diariamente pela comunicação social eram mais encorajadoras ou mais cépticas quanto ao sucesso da operação de salvamento.

De entre os aspectos positivos que uma situação destas nos pode mostrar, não deixando de ser algo irónico, destaco principalmente a capacidade que teve de unir pessoas, de vários países do mundo, que desinteressadamente trabalharam em conjunto e tudo fizeram para retirar aqueles homens do interior da mina, mostrando que ainda existem causas pelas quais vale a pena empenhar-nos.

Quando esta história chegou até nós, as previsões para um resgate com sucesso eram bem mais demoradas e pouco optimistas, mas à medida que os primeiros planos de salvamento fracassaram, outros alternativos foram sendo pensados, até chegar à ideia que se veio a revelar de enorme sucesso e que passou pelo envio de uma cápsula ao interior da mina para, um a um, retirar de lá os mineiros. E num prazo bem inferior aos que tinham sido aventados no início de toda esta história.

Por tudo isto, reafirmo aquilo que comecei por dizer. Para mim, sem qualquer hesitação, este foi um dos temas que marcaram o ano de 2010.
Felizmente com um desfecho em todo positivo.

JP

1 comentário:

Mimi disse...

Bem lembrado, sim senhor :o)))

Beijinhos,