Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sinais dos novos tempos ou crise

Uma nova moda começa a ganhar força entre os portugueses. Cada vez compramos mais através da Internet e em sites de leilões electrónicos.
Sites como eBay, leiloes.net ou Miau estão entre os mais procurados, segundo dados da Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI).

Electrónica, telemóveis, videojogos e equipamento de informática são os produtos que os portugueses mais compram através da internet.
No último ano, as compras de artigos online têm aumentado, sobretudo de produtos de preço mais baixo à venda no vasto mundo da Internet.
Segundo a ACEPI, "no caso das vendas online temos assistido a um aumento da penetração de computadores e de banda larga nos lares portugueses, situação que reflecte um potencial de crescimento superior ao que se verifica no comércio em geral."

Outro factor que muito tem contribuído para esta crescente procura do comércio electrónico é a própria crise que se vive. Esta tem alterado os hábitos e as tendências de consumo dos portugueses.
"Verificou-se um aumento da colocação de negócios online. A nível de vendas, nota-se que existe uma maior preferência por artigos de valor mais baixo e por vezes já usados em deferimento de artigos novos e de marca", refere um responsável do site Miau.pt.

Portugal surge, assim, na 18ª posição numa lista que integra 22 países europeus, ordenados em função do dinheiro gasto 'per capita' em compras, serviços e publicidade na Internet. Este ranking faz parte de um estudo encomendado pela Google.

Por cá, os sites de leilões com mais visitas em Portugal no terceiro trimestre de 2010 são o Leilões.net, Miau.pt e eBay, segundo dados da empresa Marktest, referentes ao comércio electrónico. Já nas lojas online quem lidera é o Ikea.
De acordo com indicadores da ACEPI, relativos ao segundo trimestre deste ano, 46% dos associados respondeu que o volume de negócios cresceu até 10%.
33% afirmam que o volume de negócios cresceu entre 10% e 50% e apenas 14% dizem ter diminuído o seu volume de vendas face ao período homólogo do ano anterior. Abaixo de Portugal fica apenas a Suíça, Eslováquia, Itália e Grécia. No topo da lista temos o Reino Unido, seguido da Dinamarca e Alemanha.

Olhando para este números, podemos então concluir que o comércio electrónico está na moda e de vento em popa entre os portugueses. Mas como já foi referido em cima, a situação económica será um dos factores que faz aumentar esta tendência, principalmente no que toca aos sites de leilões, em que a maioria dos produtos que são postos à venda são produtos usados.
Não me espanta que neste Natal haja por aí algumas prendas em segunda mão. :)

JP

2 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Sem dúvida que veio "revolucionar" a maneira de comprar!

Elvascidade disse...

Junta-se o útil ao agradável.