Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aproxima-se o Natal...

O regresso da Popota aos vários canais dissipa as nossas dúvidas : o Natal está à porta.

Comercialmente cada vez chega mais cedo, e nem a crise parece intimidar os consumidores portugueses. Estima-se que cada um deva gastar cerca de 575 euros nesta quadra e mais uma vez questiono a referida fonte porque não tenciono despender a totalidade da minha parcela.

Este ano considero o spot da Popota menos apelativo do que no anterior, apesar de ser sempre uma referencia dentro do género. Se tivesse que premiar a originalidade, este ano escolheria o de outra insígnia retalhista que tem dado cartas não só em publicidade como em vendas.

Refiro-me ao Pingo Doce. Aquela malta não brinca em serviço. Pegando no refrão que pôs Portugal a cantar há um ano, recriam as tão características festais de Natal das escolas, num resultado final que me parece muito bem conseguido.

Os shoppings vestem-se de vistosas decorações, apesar da politica ser de contenção. Há que embelezar o produto para conseguir que o comprador meta a mão ao bolso, talvez mais ao cartão de crédito, e dispenda alguns euros, salvando os resultados do ano.

As cidades também já anunciaram alguns cortes nas decorações natalícias, pelo que se perspectiva um menor esplendor para o Natal de 2010. Lisboa, por exemplo, não vai ter direito à maior árvore de Natal patrocinada pelo Millennium BCP.

Por Elvas, a iluminação natalícia já estava adjudicada quando se acentuou a gravidade das medidas de austeridade, pelo que não se esperam grandes diferenças em relação a anos anteriores. E saúda-se a medida. O comércio tradicional precisa de aliciantes que chamem visitantes ao centro histórico para que possam incrementar a facturação e garantir a continuidade dos seus negócios e consequentemente os postos de trabalho que dele dependem. A seu tempo, e como já vem sendo hábito no nosso Dualidades, tenciono partilhar convosco algumas imagens da iluminação elvense.

Acho que a ideia da maioria de nós, para esta quadra, é evitar gastar e procurar poupar, para outros infelizmente o dinheiro não vai mesmo dar para extravagâncias.

Particularmente não me vejo lesado pela necessidade de fazer algumas contas e gastar menos em presentes. Talvez desta forma a essência do Natal assuma o lugar de destaque que lhe corresponde.

É importante que se valorize o que tem de facto valor : a reunião da família, a graça de existir saúde, de todos estarem juntos naquele momento. Alguns de nós poderemos também celebrar o facto de termos trabalho e outros farão votos de que a situação melhore nos próximos 365 dias.

Nas pequenas coisas estão os grandes momentos…

São Mais Dualidades!!!
NP

4 comentários:

Anónimo disse...

Amizade, ÉS UM POETA!!!!!!!!!!!!!

"Nas pequenas coisas estão os grandes momentos..."

LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Tás cerissimo!!!!
Quando era miúda, recebia 2 ou 3 prendas e era o máximo!!!!!!
Poupava-a e brincava, brincava, brinacava...
Hoje em dia com tantos brinquedos que se dão aos miúdos, eles só querem abrir os embrulhos e não apreciam "na realidade" nenhum deles!

A este nível, não é por acaso que se diz: "Pobrete, mas alegrete!"

Jinhos,
MS

Elvascidade disse...

O de sempre ... embora este ano a coisa esteja complicada.

portasdolivenza disse...

Época complicada para a grande maioria dos portugueses,em grande parte motivada pela crise financeira que o país atravessa,e em particular na zona de Elvas.

Mas chegou aos ouvidos que a Mercedes(e não é nome de senhora)fez um bombastico negocio na época de natal,que envolve 3 (tres)viaturas,o negocio segundo a informação que chegou,envolve uma viatura topo de gama da marca,que por sua vez retoma uma viatura usada em estado de nova,que por sua vez por estar em estado de nova,a Mercedes recebe uma viatura velha em troca,concluindo ;1 mercedes topo de gama novo,e o mercedes que esta em estado de novo,vai parar á mão(menino jesus?) ,CRISE,dar o EXEMPLO,parece que em Elvas a crise é especialmente para os funcionarios da camara de Elvas e 90% da população,porque se é verdade o negocio dos 3 mercedes,é preciso muita falta de caracter.

Dualidades JP disse...

Já cheira de facto a Natal. Nem que seja por culpa dos centros comerciais e campanhas publicitárias. ;)