Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Banco Alimentar contra a fome

Como já é hábito acontecer nesta altura do ano, mas ganhando nova expressão quando se agravam as carências de muitas famílias, o fim-de-semana trouxe à rua a campanha do Banco Alimentar contra a fome.

Em 18 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Beja, Aveiro, Abrantes, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo e ilhas de São Miguel e Terceira), cerca de 30 mil voluntários estiveram à porta de 1278 estabelecimentos comerciais a solicitarem a contribuição dos portugueses para uma causa tão nobre.

E as coisas correram bem! Outra coisa não seria de esperar!

Os portugueses são um povo generoso e mais ainda quando o cinto mais se aperta e surge a consciência que muitas famílias viverão dias de grande dificuldade. Tira-se do pouco para dar a quem não tem nada.

Segundo Isabel Jonet do Banco Alimentar contra a fome, a adesão dos portugueses no primeiro dia foi impressionante, tendo sido batido o recorde de toneladas de alimentos recolhidos e de pessoas dispostas a apoiar a causa.

O ano anterior reuniram-se 2490 toneladas de alimento. Este ano a quantidade foi superior e será distribuída por mais de 1800 instituições de solidariedade social previamente seleccionadas que farão o trabalho de localmente chegar às famílias, num total de 280 mil pessoas.

De acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome, Portugal é um dos países mais pobres da União Europeia, com cerca de dois milhões de portugueses a viver abaixo do limiar da pobreza, com pouco mais de quatro euros por dia.

Por Elvas a campanha decorreu com normalidade. Os escuteiros e os demais voluntários marcaram presença nos diversos supermercados da cidade, distribuindo sacos e recolhendo os donativos.

Não tenho dados quantitativos da mesma, mas estou convencido que o balanço também é positivo, apesar da complicada situação financeira da cidade.

Eu dei o meu contributo!

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Elvascidade disse...

Quanto mais dificuldades mais solidários ficamos todos. Normalmente é assim quem menos tem para poder ajudar é quem mais ajuda nestas situações.

Dualidades JP disse...

Infelizmente cada vez mais pessoas dependem deste tipo de ajudas.

Câmara do Povo disse...

Também dei o meu contributo.
Fico feliz por a iniciativa ter corrido bem, como já esperava.