Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Sagrada Família

A obra inacabada deixará de o ser! Mas ainda não é desta…

A Sagrada Família do arquitecto e artista Gaudí será consagrada no próximo domingo por ocasião de mais uma visita do Papa Bento XVI ao país vizinho, assumindo a designação de Basílica, apesar de as obras ainda não estarem concluídas.

Apesar de curta, uma vez que decorre apenas durante o fim-de-semana, Bento XVI pretende realizar uma visita pastoral, sem pretensões políticas, estando prevista a sua presença em Santiago de Compostela no sábado, no âmbito das comemorações do Ano Santo Jacobeo.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi : “O caminho de Santiago é percorrido há séculos por peregrinos de toda a Europa, enquanto a 'Sagrada Família' do arquitecto e artista Gaudì constitui um exemplo extraordinário de arte, inspirada por uma profunda visão de fé.”

Considerada por muitos críticos como o expoente máximo da arquitectura modernista catalã, a Sagrada Família foi iniciada em 1882, sendo financiada apenas por contribuições privadas.

Gaudí assumiu a responsabilidade da obra em 1883 quando tinha apenas 31 anos e dedicou-lhe os seus últimos 40 anos de vida, não sendo no entanto suficientes para concretizar tudo o que a sua imaginação tinha projectado.

Não conheço Barcelona, apesar de figurar na minha lista de prioridades, mas sugiro a visita a este templo que tem tanto de assombroso como de místico.

Segundo a lenda, a conclusão das obras da catedral vaticinará o fim do mundo…não é que eu seja supersticioso, mas pelo sim pelo não, atrasem lá isso mais uns aninhos que a malta gosta de cá andar…apesar do deficit e do orçamento.

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Monumento a visitar. Felizmente conheço e recomendo.

Anónimo disse...

hehehehe
Pois!
Eu tb voto pa que atrasem a coisa!!!!

Tb gostava de conhecer BCN.
Porque não juntamos um grupo e vamos?
:)

Jinhos,
MS