Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Do Vaticano sopram ventos de progresso...

O Papa começou a pensar na vidinha e surpreendeu o mundo ao mostrar-se mais sensível a causas como a utilização do preservativo, em “certos casos”.

A igreja enquanto instituição que vive dos seus fiéis, tem de dar mostras de acompanhar os tempos e de ser capaz de adaptar-se às novas realidades sociais, sob pena de ver reduzir dramaticamente os seus seguidores.

Na recente visita do Papa Bento XVI a Espanha, a afluência de católicos às diversas celebrações ficou aquém do esperado, sendo notórias as várias manifestações de protesto, nomeadamente por parte da comunidade gay.

Vai daí, o Papa que é um homem inteligente e bem assessorado, vem recentemente mostrar a sua flexibilidade num assunto que lhe tinha granjeado alguma impopularidade quando se mostrou contrário à aceitação do preservativo num continente como África onde o flagelo da SIDA faz tantas vítimas.

Sem querer ferir susceptibilidades, a igreja é talvez a empresa mais antiga da história da humanidade e, como todas, precisa de “clientes”, “volume de negócios” e “financiadores”.

A nossa sociedade evoluiu bastante nas últimas décadas, talvez tenha evoluído mais e mais depressa do que em qualquer outro período, e todos temos que nos adaptar às novas realidades sob pena de ficarmos à margem.

Durante séculos a igreja ditou normas e regras, castrou comportamentos, apontou o dedo e castigou, contrariamente ao conteúdo das sagradas escrituras que lhe servem de inspiração. Ficam na história as trevas trazidas pela inquisição, a perseguição aos judeus e tantos outros episódios negros.

Recentemente a vinda a conhecimento público de tantos casos de pedofilia no seio da igreja também não ajudou muito.

As novas gerações, supostamente mais donas do seu nariz e menos dependentes de entidades divinas cuja existência nem sempre é aceite têm-se afastado da igreja, procurando viver desenfreadamente o espaço que medeia o nascimento e a morte de cada um de nós, sem disponibilidade para um discurso arcaico e inflexível.

A sociedade mudou muito, os interesses dos homens também, mas as suas necessidades continuam a ser as mesmas ou arriscaria dizer que cada vez mais acentuadas.

Pessoalmente continuou a acreditar numa entidade divina cujo exemplo de bondade nos deve inspirar a todos. Não acredito é nos seus representantes terrenos que nem sempre fazem o que deveriam para nos envolver e cativar.

Continue no caminho do bom senso Santo Padre, sob pena de continuar a perder fieis um pouco por esse mundo fora.

São Mais Dualidades!!!
NP

5 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

É barato, inócuo, desenrascante e sobretudo ajuda a que uma atitude irreflectida não venha a ser ghorada para o resto da vida!

Elvascidade disse...

Peca por tardia esta declaração, mas também é verdade que vale mais tarde que nunca.

Anónimo disse...

Acho bem, mas de certo modo é contracenso para o k a igreja apregoa: A procriação é para a procriação, não para o prazer...

Oui!

Jinhos,
Ms

Câmara do Povo disse...

Nasce hoje um novo blogue em Elvas com o objectivo de dizer a verdade e nada mais que a verdade. Sou um jovem que sabe pensar pela sua cabeça e que tem aversão à mentira.

Espero ser incluído nos links dos amigos NP e JP.

Espero a vossa visita.
Um abraço a todos.

Câmara do Povo

Anónimo disse...

E como a igreja tb deve de andar em crise qualquer dia temos nas lojas perservativos com estampagens de nossa senhora e de jesus. Mais um acrescento ao negócio que a igreja já é.

C.M.Lx