Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º Dezembro

Feriado no calendário e subsídio de Natal na conta bancária...nem tudo é mau, apesar dos pesares.

O dia faz referência a factos históricos que condicionaram a vida do país, cimentando definitivamente a nossa independência.

Homenageamos os feitos heróicos dos nossos antepassados, orgulhamo-nos da nacionalidade portuguesa e alguns de nós questionamo-nos se a realidade económico-financeira do país seria diferente, caso o 1 de Dezembro de 1640 tivesse sido um dia como tantos outros, sem nenhum acontecimento histórico de destaque.

A verdade é que, hoje, tantos séculos depois, voltamos a ter outra conquista com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. Logo mais, nos Jardins da Torre de Belém, os chefes de Estado e de Governo de Portugal e Espanha e toda a cúpula da liderança europeia assinalarão o momento. Os olhos do mundo estarão em Lisboa!

Não deixa de ser curioso que, no dia em que Portugal comemora mais um aniversário da expulsão dos castelhanos do território nacional, ambos os governos estejam lado a lado para assinalar a obtenção de uma meta comum. Os tempos são outros, os interesses também, e felizmente vivemos tempos de paz e cooperação com o país vizinho.

Para o comum do cidadão hoje não se trabalha e apesar de tanto se falar em crise, arrisco pensar que os shoppings da Grande Lisboa estarão cheios…as decorações natalícias já dominam a paisagem e há que providenciar as prendas para miúdos e graúdos, apesar de todos assumirmos o compromisso de que “este ano vamos cortar nas prendas de Natal, a vida não está para estas coisas”.

Por Elvas, acredito que a romaria aconteça não só nas zonas comerciais extra-muros, como na direcção de Badajoz. E confesso que tenciono incluir-me na categoria. Apesar de, em virtude das circunstâncias, a quadra não ter este ano o mesmo brilho, pelo menos terei que cumprir as minhas obrigações de bom tio e padrinho e ter presentes os mais pequenos.

E não vos maço mais. Devem ter muito mais que fazer do que estar a aturar-me.

No entanto, se ainda vos sobrar um tempinho, recordo que as selecções de sub-17 de Portugal e Espanha estão entre nós por estes dias.
Assim, hoje às 15 horas no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas terá lugar o Portugal x Espanha, acontecendo em Campo Maior no Estádio Capitão César Correia na próxima 5ª.feira dia 03 de Dezembro o Espanha x Portugal.

São Dualidades...em dia feriado!
NP

Sem comentários: