Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O circo chegou à cidade

Para quem, como eu, sempre se sentiu inferiorizado perante a Madeira e sentiu inveja pelo dinamismo apresentado pelos deputados daquela região autónoma e pela vivacidade existente na sua Assembleia, certamente que começa também agora a sentir que os nossos deputados estão no caminho certo e começam a demonstrar e pôr em prática os ensinamentos que têm retirado da várias visitas de estudo e estágios (remunerados, certamente) que têm feito à Assembleia Regional na Madeira.

Nos últimos tempos, os deputados nacionais têm vindo a demonstrar uma evolução claríssima no seu estilo e na objectividade e afinco com que encaram o seu papel de defesa dos interesses nacionais. A passividade que os caracterizava tem vindo a esbater-se.
Certamente o Alberto João Jardim estará orgulhoso e consegue rever-se cada vez mais na nossa Assembleia da República (o meu receio é que ele goste tanto que decida vir para cá). Temos-lhe mostrado que sabemos aprender com os melhores.

Até há pouco tempo era humanamente impossível alguém conseguir ver mais de 30 minutos seguidos do canal Parlamento. Não havia ecstasy que resistisse e nos conseguisse manter acordados. Eu próprio sentia que a nossa vida parlamentar e democrática estava ligada às máquinas. Estava a dar a últimas. Uma autêntica monotonia.

De repente tudo começou a mudar. Dinamismo, objectividade, empenho, fogo no rabo, sangue na guelra, pica! São estes os objectivos que começam a caracterizar os nossos deputados.
As pessoas que nos representam começam a deixar cair os antes habituais e monótonos "Sr. Deputado, desculpe lá..." e "Sra. Deputada, veja bem..." pelos energéticos e directos "Oh Palhaço!", "A senhora vende-se a qualquer preço!" ou então "O senhor é um inimputável!".
Só me apetece dizer: Alberto João, anda cá aprender como se faz! Ora toma!

Segundo as minhas connections, sempre muito bem colocadas, já se fala nos bastidores que a TVI pondera substituir aquele novo concurso do José Pedro Vasconcelos, de inspiração japonesa, ainda mais parvo do que todos os outros, o "Portugal de Olhos em Bico", que tive a infelicidade de apanhar num dia do meu fim-de-semana prolongado, por um programa que será uma espécie de wrestling mas com deputados. Promete sangue fresco! Mas ficamos a aguardar novos desenvolvimentos...

Para aqueles que ontem conseguiram ler, ver ou ouvir algum tipo de informação, certamente sabem sobre o que estive eu aqui a divagar.
Para os que estiveram barricados em alguma casa de banho ou andaram na rambóia o dia todo, posso dizer-vos que estive a divagar sobre mais uma peixeirada que aconteceu ontem no Parlamento, desta vez numa Comissão Parlamentar e na fogosa troca de elogios entre Maria José Nogueira Pinto, deputada do PSD e Ricardo Gonçalves, deputado do PS e onde estava também presente a Ministra da Saúde.
Depois das mais recentes cenas dos "corninhos do Pinho" e antes do "Vai pró cara***" repetido várias vezes por um deputado do PS para um do PSD, agora mais esta. Estamos bem. Deviam ter mais respeito pelos palhaços.

Para esses barricados, se quiserem ler a notícia, basta abrirem o site de qualquer jornal porque ela está lá, de certeza. Se quiserem ver o vídeo, então cliquem aqui. Hilariante.

P.S.: como disse em cima, o que hoje aqui escrevi foi divagação mas sobre aquele programa da TVI estava mesmo a falar a sério. É muito mau.

JP

Sem comentários: