Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Oito e Oitenta (#79)

Oito: Dubai e a economia mundial

O colapso financeiro que aconteceu há dias em algumas empresas deste pequeno país do Médio Oriente deu que pensar. Mais uma vez.
Apesar de estarmos a falar de um país com grande riqueza, não deixa de ser um "mini" país, mas mesmo assim esta ruptura financeira conseguiu abalar as bolsas mundiais e deixar muita gente, por todo o mundo, a fazer contas à vida e a temer mais uma vez o pior.
Foi necessária uma intervenção de entidades internacionais para garantir que o buraco financeiro seria tapado e assim evitar mais uma vez o pânico.

Este é mais um caso que dá que pensar em qual será o real estado da economia e das finanças mundiais, o que a juntar ao facto de todas elas estarem excessivamente dependentes umas das outras, deixa adivinhar que o gigante mundial tem pés de barros e uma pequena coisa o pode mandar abaixo. Basta uma pequena peça do dominó cair e toda a construção vai atrás.


Oitenta: Lionel Messi

Há cerca de um ano atrás estava eu aqui a atribuir o Oitenta ao Cristiano Ronaldo. Este ano, como já mais que esperado e merecido, digo eu, o Oitenta vai para Messi, pela mesma razão.

Ainda não é a distinção oficial por parte da FIFA mas pode muito bem ser a porta de entrada para lá chegar, tal como aconteceu no ano passado com Cristiano Ronaldo.
Obviamente, estou a falar da Bola de Ouro atribuída pela revista France Football. Esta carismática e mundialmente (re)conhecida distinção no mundo do futebol foi este ano atribuída a Messi, distinguindo-o como o melhor futebolista do ano.

Com mais do dobro dos pontos do segundo classificado, que foi Cristiano Ronaldo, o argentino ganhou este ano uma distinção que, na opinião de muitos, já lhe deveria ter sido atribuída no ano passado.

Aqui ficam os primeiros 10 classificados:

1. Lionel Messi (Argentina/FC Barcelona), 473 pontos
2. Cristiano Ronaldo (Portugal/Manchester Unit. e R. Madrid), 233
3. Xavi (Espanha/FC Barcelona), 170
4. Iniesta (Espanha/FC Barcelona), 149
5. Samuel Eto'o (Camarões/FC Barcelona e Inter Milão), 75
6. Kaká (Brasil/AC Milan e Real Madrid), 58
7. Zlatan Ibrahimovic (Suécia/Inter Milão e FC Barcelona), 50
8. Wayne Rooney (Inglaterra/Manchester United), 35
9. Didier Drogba (Costa do Marfim/Chelsea), 33
10.Steven Gerrard (Inglaterra/Liverpool), 32

JP

Sem comentários: