Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Oito e Oitenta (#80)

Oitenta – Nova Prisão de Elvas...para quando?

Através da imprensa ficamos ontem a saber que, o Ministério da Justiça arrecadou mais de 230 milhões de euros pela venda de património, nomeadamente os estabelecimentos prisionais de Lisboa e de Pinheiro da Cruz, mas que, como continua a ocupá-los passou de proprietário a inquilino pagando rendas de valores bastante elevados.

E a situação parece manter-se nos próximos tempos, já que não está a decorrer nenhum concurso público para a construção de edifícios que venham substituir os actuais.
Apesar de abertos, os concursos foram anulados já que nenhuma empresa apresentou nenhuma proposta com um preço-base aceite pelo referido ministério.

É aqui que a situação afecta directamente o concelho de Elvas. Também para a freguesia elvense de Vila Fernando, onde anteriormente se encontrava o Centro Educativo, estava prevista a construção de uma nova prisão com capacidade para 300 reclusos. A verdade é que o concurso também foi anulado uma vez que as propostas apresentaram valores acima dos 31,5 milhões de euros quando os valores-base apresentados pelo Estado se situavam nos 25 milhões...

Para um concelho do interior, deprimido e com carência de investimentos e de criação de postos de trabalho, a notícia do adiamento da chegada da nova prisão é recebida com desilusão.

Aguardemos os próximos episódios...


Oitenta – Nova fábrica em Cacia

Pelo contrário, foi ontem anunciada com pompa e circunstância uma nova unidade fabril para Cacia, perto de Aveiro, criando 200 postos de trabalho.
O objectivo é produzir baterias de iões de lítio. A fábrica de Cacia será uma das cinco que a Renault-Nissan terá em todo o mundo para produzir as referidas baterias que garantirão o funcionamento dos carros eléctricos. O objectivo de produção anual situa-se nas 500 mil unidades.

Associando-se a este anúncio, José Sócrates também deixou a intenção de fazer de Portugal o primeiro país do mundo a ter uma rede nacional de abastecimento ou carregamento, espalhada por vinte um locais, permitindo uma cobertura do território.
A referida rede deverá estar operacional em meados de 2011 segundo o Primeiro Ministro.

O primeiro veículo Renault-Nissan totalmente eléctrico estará à venda a partir do próximo ano.

Resta-nos esperar para ver...

São Dualidades!!!
NP

Sem comentários: