Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Missas do Parto

Ontem no restaurante onde almocei, a televisão estava sintonizada no noticiário da TVI, casualmente o espaço informativo que menos me seduz, principalmente pela repetitividade de alguns apelos. Mas a verdade é que até funcionam!

Obviamente apenas tive acesso às imagens e a ler os rodapés, não conseguindo ouvir o desenvolvimento das notícias apresentadas, no entanto, fiquei curioso com as sucessivas referências às Missas do Parto a desenvolver mais à frente naquele noticiário.

Nunca tinha ouvido falar de tal acontecimento…vocês já! Costuma dizer-se, “cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso”!

Ora então, passemos a factos concretos.

Ao que descobri, as Missas do Parto celebram-se entre 16 e 24 de Dezembro, num período de 9 dias, antecedendo o Natal ou o nascimento do Menino Jesus. Acontecem de manhã bem cedo, antes do alvorecer e invocam os nove meses de gravidez da Virgem Maria.

Praticam-se em todas as paróquias da Madeira e a escolha da hora da celebração prende-se com o facto de assinalar a transição da noite para o dia, conferindo-lhe o simbolismo de que o Menino Jesus é “a luz que nasce para o mundo inteiro”.
Diz a história que, estas missas são uma adaptação madeirense às novenas ao Menino Jesus que se realizavam no norte de Portugal nos séculos XVIII e XIX, culminando com a Missa do Galo, “anunciadora do nascimento de Jesus”.

A celebração vai além do ritual religioso, registando-se grandes convívios nos adros das igrejas, com comes e bebes e música de cariz popular onde se ouvem entoações de cânticos antigos que, dizem, remontar à época do povoamento do arquipélago.
Este ano, a primeira Missa do Parto foi celebrada na freguesia do Curral das Freiras no concelho de Câmara de Lobos, na parte central da ilha da Madeira, à qual acorreu cerca de metade da população local.

Não sabiam, confessem lá!!!!!

O Dualidades a cumprir o seu papel dinamizador dos usos e costumes!
Porque o natal é bem mais do que dar e receber presentes…

São Dualidades!!!
NP

5 comentários:

Mimi disse...

A malta tem de se entreter com alguma coisa ;o)

beijinhos,

Dualidades JP disse...

Esta também não conhecia.

Elvascidade disse...

Interessante, não conhecia sinceramente.

Anónimo disse...

Essa não sabia. Quer então que ainda se celebra a gravidez de alguém que já morreu à centenas de anos.(?):D Inacreditável.
C.M.Lx

Anónimo disse...

Não sabia!
O Dualidades é UM ESPECTÁCULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:)

Pois, parece-me bem!
Para além da celebração do nascimento de Jesus, que é "O marco", de qualquer católico, apóstólico, Romano, parce-me que o convivio que se gera entre as pessoas é de louvar.
A maioria de nós está acompanhado por companheiros, familia, amigos... E os que sofre do grande mal chamado Solidão?

Penso que esta quadra, mais do que tudo o k é material que pertence à época (bacalhau e demais comezanas com fartura, prendas...) é a altura dos afetos.
Eu ainda sou do tempo em que no Natal tinhamos 1 prenda ou 2 e curtiamos milhões!!!!!!!
O importante era que a familia reunia-se e era uma festa o convivio que se gerava.
Hoje com tanta coisa, acaba-se por não se valorizar metade do que se dá e esquece-se o mais importante!
O dinheiro é importante para nos dar confortabilidade/segurança financeira, material, mas acaba por "abafar" o mais importante!

Por isso acho que esta iniciativas, que desconhecia, é louvavel!


Jinhos,
MS