Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O meu mastro é maior que o teu

Eu gosto de ser português.
Há aqueles que "Ah e tal, se fossemos espanhóis é que era!", "Nunca devíamos ter corrido com os Filipes!" ou então "Se a mãe do Afonso Henriques o tivesse posto na linha estávamos bem melhor!".
Pois... o que querem que vos diga senão que estamos numa Europa de portas abertas, sem fronteiras, e nunca a emigração foi tão fácil.
Chamam-lhe patriotismo bacoco ou lá o que quiserem, mas é assim. Não há nada a fazer.
Como costumo dizer, o problema de Portugal são os (alguns) portugueses. Se temos de apontar o dedo a alguém é a nós próprios.

Ainda assim, posso garantir-vos que não tenho nenhuma tatuagem nacionalista em nenhuma parte do corpo e acho que consigo ter a lucidez suficiente para perceber que muita coisa anda mal cá pelo burgo e há por aí muitos portugueses que deviam... sei lá... levar com um mastro pelo coiso acima.

E já agora, aproveitando que alguém trouxe o tema dos mastros à conversa, vou falar de um caso que envolve mastros e que é um dos tais que, a meu ver, consegue meter nódoas na toalha de ser português.
Este caso é um daqueles que mais me dão que pensar, que são aqueles que são protagonizados por detentores de cargos públicos, que supostamente são eleitos (ou nomeados) para gerirem da melhor forma os (nossos) dinheiros públicos.
Na altura em que se vive, em que a palavra crise passou a ser uma das mais ouvidas na boca de quase toda a gente, em que o dinheiro parece uma espécie em vias de extinção, continuamos a assistir a situações que considero perfeitos atentados à carteira dos portugueses, ao bom senso e a mais uma série de coisas.
Este caso vem do Município de Paredes, na zona do grande Porto.

A Câmara Municipal de Paredes certamente deve ter muito dinheiro em caixa para gastar e deve estar com dificuldades em escoá-lo. Esta é a conclusão que eu tiro depois de ler a notícia de que esta Câmara Municipal pretende construir um mastro com 100 metros de altura para hastear a bandeira portuguesa, como forma de comemoração do centenário da República Portuguesa.
Depois de ler só esta parte da notícia pensei: "Bolas! Que exagero!".
A vontade de pegar no mastro e cometer atentados contra a integridade física deste pessoal surgiu-me depois de ler a parte em que falavam dos custos desta obra: 1 milhão de euros!

Sei que comecei por dizer que gosto de ser português e devemos valorizar a nossa nacionalidade mas, por favor, tenham pena de mim.
Numa situação normal já consideraria este valor como sendo de um despesismo enorme, mas no momento que se vive actualmente classifico isto como um atentado à carteira de quem paga impostos e a quem são pedidos sucessivos sacrifícios. Certamente que os munícipes de Paredes encontrariam mil e uma formas úteis de aplicar esse milhão de euros.
Eu posso até sugerir uma: meter o mastro num qualquer orifício do Presidente da Câmara de Paredes.
O que querem que vos diga?! Estas coisas tiram-me do sério...

Acabo a dizer o que já tinha dito em cima. O problema de Portugal são os (alguns) portugueses.

Podem ler a notícia aqui.

JP

6 comentários:

Elvascidade disse...

Que estupidez. Dinheiro mais mal gasto, alguém pare essa obra!

dualidades np disse...

A isto é que eu chamo despesismo público!
Vergonha!

Anónimo disse...

Também ouvi essa notícia.
Um perfeito disparate, claro!

Mas lá está " O exemplo é uma ordem muda!"
Que exemplos é que o poder central dá?

Também ouvi outra notícia que me fez rir: O sr. 1º Ministro, coitado, não está a conseguir governar sem maioria. A oposição não consegue entrar em consenso com ele... Coitado...
Menos mal, que as obras aprovadas à pressa antes das eleições estão a ser todas chumbadas. O orçamento já teve que ser rectificado mais do k 1 vez.
Coitado, ele quer governar, mas assim é, realmente, impossivel.
Acho k ele coitado até já aventou que se isto continua assim tem k convocar eleições antecipadas...

Tens razão em dizer que o mal de portugal são os portugueses.
Com todo o desgoverno que este governo já demonstrou, conseguiu ganhar as eleições!
Temos o k merecemos.
O que é mau, como sempre, é o justo pagar pelo pecador.
Resta-me o consolo que não estão lá com o meu voto!!!!!!!!

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

1 milhão de euros dava para o saneamento básico que falta no concelho de Paredes. Ainda havia troco, que podia ser para ajudar a financiar a construção de uma ou duas casas de abrigo no concelho (a APAV tanto precisa).

Anónimo disse...

1 milhão de euros dava para o saneamento básico que falta no concelho de Paredes. Ainda havia troco, que podia ser para ajudar a financiar a construção de uma ou duas casas de abrigo no concelho (a APAV tanto precisa).

Anónimo disse...

Não temos rede de àgua e saneamento no concelho;
Não temos Biblioteca Municipal;
Pagamos os valores máximos de IMI e Derrama;
A juventude é esquecida;


MAS.... vamos ter um mastro de 100m
com a maior bandeira de Portugal!

Endividada a CM gasta 1 milhao no grande "monumento".
Diz a CM que o investimento será feito por empresários do concelho.

Porque carga d´água os empresários Paredenses que vivem a mesma crise económica que todo o país vive, vao investir no mastro???
SIMPLES, não custa dar 20 quando recebes 50!

Quem paga esta factura????
Cada Paredense!!!!
Isto e uma grande falta de respeito pelos Paredenses.

Sou Paredense , não sou obrigado a pagar os devaneios de Celso Ferreira.