Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tsunami asiático. Foi há 5 anos


Foi há 5 anos atrás, um dia depois do Natal, que todos assistimos pasmados às imagens que nos chegavam da Ásia e que mostravam um fenómeno da natureza que até à altura nos era desconhecido ou simplesmente sobre o qual ninguém estava devidamente consciente sobre as reais hipóteses de poder acontecer.
Falo do tsunami que em 26 de Dezembro de 2004 assolou e devastou parte da costa Asiática, com principal incidência na Tailândia e Indonésia e que provocou centenas de milhar de mortos e desaparecidos.

Por trágica coincidência, exactamente no passado dia 26 (Sábado), quando se completavam os 5 anos da tragédia do tsunami, um forte terramoto atingiu a Indonésia. O tremor de terra, com uma magnitude de 6,7 graus, aconteceu na ilha de Maluku.

No fatídico dia 26 de Dezembro de 2004, um terramoto de 9,1 graus no Oceano Índico atingiu a costa Asiática e suas consequências devastadoras espalharam-se por vários países asiáticos e também africanos. O resultado foram aquelas ondas gigantes que se formaram e atingiram a costa, a que se dá o nome de tsunami.
Na altura dos acontecimentos as imagens circularam o mundo e foram mostradas e repetidas insistentemente e cada vez que as via e revia não conseguia deixar de ficar de boca aberta como um fenómeno daquelas era possível e a capacidade destruidora que mostrou ter.
Por ter acontecido numa zona predominantemente turística, de entre os muitos milhares de vítimas contavam não só os habitantes locais como turistas de todos os pontos do mundo o que fez com que esta catástrofe assumisse uma proporção ainda mais internacional e mundial.

Até à data conhecia a definição do termo tsunami mas nunca tinha assistido ou visto imagens de tal fenómeno. Para mim não passava apenas de algo teórico, por nunca ter assistido imagens de um e por ser um fenómeno felizmente raro.
A partir daquele dia o termo “tsunami” ganhou outros contornos e outra dimensão. Para mim e certamente para muitas outras pessoas.

Foi mais uma vez a natureza a demonstrar todo o poder e toda a força que pode ter e o quão insignificante o Homem pode ser perante ela.

Para recordar e não esquecer.



JP

5 comentários:

Elvascidade disse...

A força da Natureza faz-nos um ser insignificante neste mundo.

dualidades np disse...

Infelizmente são cada vez mais frequentes as manifestações de força que a natureza nos dá...
Apesar disso continuamos sem saber respeitá-la e a prova maior do que vos digo são os pobres resultados da Cimeira de Copenhaga.
Começo a achar que o "2012" é cada vez mais uma realidade!!!!

Anónimo disse...

Realmente, depois de vermos as imagens é que nos apercebemos do que era um Tsunami.
Avassaladora a força da natureza...

Os disparates k a humanidade comete, passa a factura.

Vamos ver se o mundo se entende e começa a respeitar a sério a natureza!

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

É bom que se consciencializemos que realmente fazemos parte da natureza, uma mínima parte.
C.M.lx

Anónimo disse...

O homem só tem o que merece.